sábado, 6 de outubro de 2012

[Secção Criminal] "O gosto amargo da traição", de Saskia Noort


 




Autor: Saskia Noort
 
 
Género: Policial

Titulo: " O Gosto Amargo da Traição"

Editora: Editorial Presença

Páginas: 224


Sinopse:

Depois de se mudar com o marido e as filhas para um luxuoso subúrbio de Amesterdão, Karen ansiava apenas por fugir do isolamento que o novo estilo de vida implicava. Por isso nada lhe pareceu mais agradável que juntar-se enfim a um grupo cujos membros tinham um quotidiano em tudo semelhante ao seu. Mas uma noite, um terrível incêndio que vitima o marido de uma das suas amigas vem abalar a vida imaculada e confortável de que todos gozam. Pouco convencida com a teoria de suicidio unanimemente aceite, Karen começa aperceber-se de que no seu circulo de amigos impera um complexo enredo de segredos e mentiras e que todos estão dispostos a manter as aparências a qualquer custo. À medida que Karen se envolve cada vez mais, ignorando a ameaça latente, é obrigada a confrontar-se com a verdade de que ela não é assim tão diferente dos outros - e de que o seu idílio se encontra irremediavelmente condenado. Com um estilo ágil e vigoroso, Saskia Noort oferece-nos um retrato irrepreensível da alta sociedade holandesa num romance repleto de suspense e sensualidade.



Crítica/Opinião por: Ângela Costa/ Os Livros Nossos

Saskia Noort, proporciona-nos uma leitura simples, muito agradável e envolvente. Relata-nos a relação de um grupo de quatro casais amigos, que têm em comum a sua mudança da cidade, para uma zona residencial pacata, onde todos eles ostentam uma vida confortável e luxuosa. Esta relação de amizade é descrita na primeira pessoa por Karen, a ultima do grupo a mudar-se para o local. 

Após alguns tempos de solidão e preste a deixar abater-ser pela depressão, karen finalmente conhece Hanneke, que a apresenta a mais duas amigas e respectivos maridos e assim surge o grupo de amigos tão ansiado pela Karen. Tudo parece perfeito desde então, mas eis que numa noite, o marido de uma das suas amigas morre num incêndio, a sua mulher e filhos ficam feridos. Logo após o funeral deste, outra amiga cai da varanda de um hotel, acabando mais tarde também por falecer. Karen não se conforma com estas duas mortes, suicídio diz a policia..., mas será realmente verdade? Será que a relação entre eles, é assim tão intensa e inquebrável, como Karen acreditava que era? Terá sido a vontade tão forte de ter amigos, que a cegou para tudo que a rodeava? Só existia uma verdade aos seus olhos, o grupo de amigos que restava, desfazia-se, paranóia dela ou não, havia segredos, ela própria tinha os seus e estava disposta a descobrir esses segredos!

Como a própria sinopse diz, este livro "Oferece-nos um retrato irrepreensível da alta sociedade holandesa repleto de suspense e sensualidade". Gostei muito, senti aquela vontade de virar página atrás de página, com uma curiosidade aguçada pelos próximos acontecimentos. Vi-me envolvida no desespero de Karen, quer na procura da verdade, quer no de esconder ela própria os seus segredos. "O Gosto Amargo da Traição" é uma leitura que aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.