segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[Reportagem] "Ocultos Buracos", Lançamento da Colectânea [Pastelaria Estúdios Editora]

Visão geral do palco da cerimónia de Lançamento - Foto Pastelaria Estúdios (Facebook)

   No passado Sábado, dia 27 de Outubro, pelas 20.30, teve início na Sala Nietzche da Fábrica Braço de Prata em Lisboa, que se tornou pequena para acolher todo o público presente, o lançamento da Colectânea "Ocultos Buracos", com a chancela da Pastelaria Studios Editora.
  A colectânea reúne contos de vários autores Portugueses e do espaço Lusófono, e corresponde ao resultado final de uma iniciativa ousada da Pastelaria Studios - que lançou sob a forma de passatempo, um repto - escrever histórias horríveis ou impossíveis.
  Assim, após selecção, a iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, sendo um hino ao escrever em Português, e reune as obras de vários escritores, dos mais experientes, até aos que vêem agora publicado o seu primeiro livro, o que constitui certamente um estímulo para continuar a escrever.
   Tendo por anfitriã Maria Teresa Queiróz, a cara e a voz da Pastelaria Estúdios, mas que representa o colectivo de toda uma equipa editorial que abraça um conceito inovador de edição, envolvendo a par e passo os autores em todo o processo de construção de uma obra literária, a cerimónia contou com elevada afluência de autores e respectivos familiares e amigos.
  Cada autor foi convidado, de improviso, a deixar aos presentes algumas palavras, e podemos dizer que todos se saíram muitissimo bem de tal tarefa surpresa.
  Houve momentos de imensa diversão, com um interessante video humorístico onde não estiveram ausentes críticas de natureza política e social, contendo testemunhos de autores recusados [figuras da classe política e do desporto] cujas vozes foram imitadas fielmente por João de Canto e Castro.






Da esquerda para a Direita, respectivamente Isabel Alexandra Almeida e Liliana Novais, do Blog Os Livros Nossos, que fizeram nesta noite também a sua estreia como autoras publicadas - Foto Pastelaria Studios (Facebook)



Um dos pontos altos da Noite foi ainda o esperado anúncio do conto vencedor da Colectânea, cujo prémio será a oferta pela Pastelaria Editora de todos os encargos inerentes à edição da primeira obra a solo. Foi a vencedora da noite a simpática Anabela Borges, uma autora de Amarante, já não uma estreante nas lides editoriais, sendo co-autora da colectânea "Conto por Conto" da Alfarroba Edições.

Anabela Borges deixando aos presentes umas breves palavras e visivelmente emocionada
Foto Pastelaria Estúdios (Facebook)

   Presentes no evento estiveram também os autores e co-jurados do concurso literário que deu origem a esta colectânea - Vasco Ricardo [Autor de A Trama da Estrela] e Clara Correia [Autora de O Segredo da Praia das Camarinhas]. O Júri era composto por Teresa Maria Queiroz, Clara Correia e Vasco Ricardo, e foi unânime em atribuir os três votos a Anabela Borges , que participou com o conto "A pergunta (fim de linha)".
Maria Teresa Queiróz - a Cara e a Voz da Pastelaria Estúdios Editora, a quem coube a responsabilidade de conduzir o evento - Foto Pedro Alexandre Carvalho/Blog Os Livros Nossos.


Em suma, estão de parabéns todos os autores e a editora Pastelaria Estúdios, pela iniciativa que, pela adesão e afluência de público presente no evento, vem mostrar que a literatura Portuguesa está bem viva, e apenas precisa de eventos deste género para ver a luz do dia, num país em crise financeira, a criatividade não está em crise.
Um noite memorável para todos os presentes e para aqueles que, separados espacialmente, deram o seu contributo.
Reportagem: Os Livros Nossos
Fotos: Pastelaria Estúdios (Facebook) e Pedro Alexandre Carvalho [Equipa Os Livros Nossos]
Texto: Isabel Alexandra Almeida / Directora do Blog Os Livros Nossos

8 comentários:

  1. Gostei da reportagem! :) Acho que se vê bem que foi uma noite emocionante para muitas pessoas! ;)

    Votos de muito sucesso para todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá

    É realmente um belíssimo trabalho colectivo, o júri esteve muito bem, elegeu um autor com grande potencialidade.

    Foi uma noite inesquecível, com uma sala a rebentar pelas costuras, tal a afluência... Adorei participar.

    ResponderEliminar
  3. Penalizado... por não ter estado!

    Parabéns a todos!

    Parabéns à vencedora!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, gostei da reportagem! Também sou autora.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.