sexta-feira, 26 de outubro de 2012

[Opinião] "Noites de Paixão", de Cheryl Holt [Quinta Essência]

 
Autora: Cheryl Holt
 
Título: "Noites de Paixão"
 
Título Original: "Further than Passion"
 
Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]
 
3ª Edição: Outubro de 2011
 
Páginas: 295
 
Sinopse:

   Kate Duncan concorda em ajudar a prima a conquistar um marido até que percebe que a jovem deseja usar uma suposta poção de amor para seduzir Marcus Pelham. Para provar que o elixir não passa de uma bebida sem qualquer efeito mágico, Kate bebe-o e vive o momento mais sensual da sua vida ao apanhar Marcus em plena sessão amorosa com outra mulher.
Mais do que simples desejo...
Mais do que uma mera tentação...
Um relato de amor, traição e prazer sem limites

Crítica/opinião por: Isabel Alexandra Almeida/Os Livros Nossos:
 
  "Noites de Paixão", de Cheryl Holt, é um romance histórico sensual, cuja acção decorre na Cidade de Londres, em 1813, levando-nos aos salões de festas e às alcovas da alta sociedade Britânica.

   As personagens centrais desta narrativa são: Kate Duncan [uma aristocrata que caiu em desgraça devido a segredos escandalosos de família e que vive agora como dama de companhia e tutora da sua prima afastada Lady Melanie Lewis] e Marcus Pelham, Conde de Stamford, arrogante, sedutor inveterado, arrogante e carregando secretamente algumas mágoas do passado que levam a que se entregue aos prazeres da carne, sem que se consiga envolver emocionalmente...até ao momento em que uma misteriosa poção de amor o faz ser surpreendido por Kate, que o observa em pleno acto sexual com Lady Pamela [ a madrasta viuva de Marcus, pela qual este fora em tempos completamente apaixonado, mas que o viria a trocar pelo pai].

  Outras personagens com bastante relevo na acção, embora não merecedoras de tanto destaque quanto Kate e Marcus [o principal par amoroso da trama] são a imatura, maldosa e snob Lady Melanie Lewis, filha da pérfida matrona Regina Lewis, que controla os filhos com mãos de ferro, hostiliza e humilha Kate, a quem  trata como uma simples criada, embora esta seja filha do falecido Conde de Doncaster e prima afastada do seu falecido marido]. Christopher Lewis, herdou o título nobiliárquico do falecido pai de Kate, sendo o único verdadeiro amigo da jovem. Lady Pamela é a sensual e perversa madrasta de Marcus, uma caçadora de fortunas que vive a expensas do enteado, em busca de um novo marido que lhe permita manter o elevado nível de vida que mantém na alta sociedade de Londres, e ansiando casar o Enteado com Lady Melanie Lewis, por interesses meramente materiais.

   O romance apresenta uma estrutura bastante elaborada, numa construção bastante harmoniosa de um complexo enredo, que vai mantendo o leitor preso às páginas do livro, em constante suspense, vão sendo revelados segredos escondidos, e existem reviravoltas surpreendentes na parte final da obra, toda ela imbuída de evidente dinamismo narrativo.

   A linguagem é bastante acessível e dotada de fluidez e elegância, conseguindo transmitir o mundo interno das personagens, os seus estados de alma, e naturalmente empatizamos com os bons e antipatizamos com os maus, muito pela forma como Cheryl nos vai descrevendo pensamentos e atitudes.

  Marcus e Kate vivem um tórrido romance, encontrando-se secretamente durante a noite, e a jovem e inocente Kate descobre em si instintos básicos que desconhecia possuir, e que a deixam paradoxalmente dividida entre o prazer que começa a descobrir e a culpa que advém do código moral bastante estrito em relação à condição feminina, na época em que decorre a acção [Século XIX]. O romance apresenta em perfeito equilíbrio cenas com forte carga sexual, mas descritas de forma bastante elegante e que não choca, embora seja claramente um romance para adultos,  mas às peripécias amorosas das várias personagensnão são alheios uns toques de magia [uma poção do amor que Kate e outras personagens irão beber no decurso da história, e que constitui um detalhe bastante original que dá à história momentos de mistério e até de alguma comicidade], romantismo e amor.

   Sairá Kate ilesa emocionalmente do relacionamento com Marcus? Irão ambos encontrar o caminho para o futuro juntos ou em separado? As vilãs Pamela e Regina levarão a bom porto os seus intentos maquiavélicos?  e os jovens irmãos Melanie e Christopher conseguirão com sucesso libertar-se da tirania materna?

  "Noite de Paixão" transporta-nos para saudáveis momentos de diversão, ficamos totalmente presos pela magia da poção de amor que arrasta as personagens para o seu destino, e que as leva a viver momentos verdadeiramente escaldantes. Esta poção de amor contém ingredientes como mistério, magia, sensualidade ao rubro. Instale-se no seu local preferido, pegue neste livro e deixe-se levar pelos caminhos da sedução!

 



4 comentários:

  1. Tinha lido a sinopse há uns tempos...
    Mas agr fiquei mesmo com vontade de ler!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia, eu fiquei absolutamente rendida a estes livrinhos, tanto que ontem comprei pela Fnac o ligações proibidas, e estou à espera do Entrega Total. Prometo ir fazendo as reviews à medida o que for lendo. Este está em absoluto recomendado :) [Isabel Alexandra Almeida]

    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.