domingo, 9 de dezembro de 2012

[Ponto M.] "Sedução" de Bella Andre


Sinopse:
Charles Gibson é um escritor de êxito, mas devido aos temas que escreve afasta as mulheres e sujeita-se a blind dates que os amigos lhe propõem. Candance Whitman, recém-chegada à literatura erótica, tem encontrado diversos obstáculos pelo caminho. Cansada de ser criticada, decide ir a uma conferência de escritores com o objectivo de aprender, onde acaba por conhecer o seu ídolo: Charles Gibson, o autor best-seller de romances eróticos. Charles propõe-lhe cinco lições para lhe ensinar as noções básicas do erotismo, criação de cenas, ou seja, conselhos muito válidos para obter bons resultados. Mas o que nenhum dos dois esperava era que as lições teóricas passassem à prática. Infelizmente, a desilusão de Candace em relação ao novo romance que está a escrever - no qual Charlie desempenha o papel principal - ameaça-lhes a possibilidade de desfrutar de um amor verdadeiro. Conseguirá ela separar a fantasia da realidade?

Opinião
E chegamos ao último Ponto M. de 2012! Pois é, o tempo passou a correr e já estamos quase em 2013. Ando em baixo com as leituras sensuais e se este livro não fosse tão pequeno (165 páginas) provavelmente nem teria nada preparado para esta semana, mas felizmente “Sedução” é um livro anoréctico, que se lê numa tarde!
Com a febre que anda por aí com os romances eróticos, a editora Planeta não quis perder a oportunidade de também entrar nesta onda e para lançamento de Outubro tivemos “Sedução” de Bella Andre.
Para quem não sabe, esta autora até é relativamente conhecida no mundo da literatura americana, especialmente por ser uma das tantas self-publishers que editou os seus livros e mais tarde conseguiu um contracto com uma editora. São várias as séries que a autora já possui mas por agora centremos-nos em “Sedução”.
A sinopse explica bem  o que o livro é, pois o livro não é muito mais que isto. O enredo é bastante simples, temos Candace, uma mulher frustrada por não conseguir reconhecimento pelos seus livros eróticos e do outro lado temos Charles, muito popular entre a literatura erótica mas com azar ao amor. 
Os dois encontram-se e formam um acordo profissional: Charles dará lições e conselhos à inexperiente Candace, sobre os mais variados assuntos desde os brinquedos até às posições sexuais. Não é preciso dizer que o profissionalismo dos dois depressa vai pelos ares. kaput.
Não sei se é da tradução, ou se no original, a escrita e linguagem da autora é assim tão forte. E forte, neste caso o que quero dizer é que ao longo de todo o livro, várias vezes são usados os seguintes vocábulos: "cona", "piça", "foder" entre outras palavras que me deixaram enojada com esta leitura. É impossível que com esta terminologia, eu consiga me concentrar no romance que acontece entre Charles e Candace, porque eu não senti amor nenhum entre o casal, apenas desejo e luxúria. 
Já li diversos livros deste tipo mas acho que nunca tinha ficado tão chocada com a linguagem rasca e obscena do livro, dá um tom de muito mau gosto ao livro. E olhem que eu não me choco com facilidade.
As personagens são supérfluas e não há espaço para um desenvolvimento destas, nem da narrativa, tudo acontece demasiado rápido.
Eu não me importo que os livros sejam eróticos e explícitos, mas mesmo sendo mais abertos, penso que poderia haver um cuidado no uso de certas palavras, por exemplo preferia ler rata do que cona, ou coninha (que ainda me irritou mais que cona)! 
Concluindo, fiquei bastante desagrada não só com a escrita como também com o conteúdo sexual, não digo que seja mau, porque não é, há cenas de sexo públicas, submissão, jogos com brinquedos etc, mas tudo isto é 90% do livro, deixando apenas 10% de romantismo, algo que gostava de ter sentido mais entre o par protagonista.
É o livro perfeito para quem adora este tipo de literatura, apesar de achar que há coisas melhores para ler. A autora tem uma série com uns irmãos que me parece mais equilibrada e talvez aposte em ler esses livros.

E agora falando de outro assunto, como disse este é o último Ponto M, do ano (e após ter lido isto, acho que preciso realmente de férias deste género!!) e portanto a partir de agora farei um pausa indefinida aqui na rubrica. Mas não se preocupem que terão as reviews da Isabel, portanto não se aflijam que ela continuará com o Ponto M, activo. Da minha parte espero que tenham gostado de todas as opiniões que coloquei, pois foi um grande prazer escrevê-las. :) 

4 comentários:

  1. Vou ter saudades das tuas crónicas por aqui ;)

    Gostei muito da opinião, defendeste-a bem, do teu ponto de vista, claro. Nem todos sentem o que tu sentiste. E digo isto, sem ter lido o livro.

    Por acaso, gostava de ler, mas acho-o muito caro para o tamanho que tem (não fosse ele da Planeta, não é?).

    Boas férias do Ponto M. e continuo a ver-te por outras paragens :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Querida Ivonne, ia enviá-lo à Isabel..e agora até parece mal não teres lido já que contribuíste também. :( Mas não sei se queres ler já, certamente a Isabel pode te emprestar pq vê-te mais vezes... e é mesmo caro para o tamanho dele.

    Obrigada querida, kiss ***

    ResponderEliminar
  3. Pois Mafi eu pego nas tuas palavras e faço as minhas. Concordo plenamente com tudo o que disseste! É de facto um livro digno dos pequenos romances da Harlequin mas com uma linguagem mais ordinária. Devo dizer que por causa desta ultima vemo-nos obrigada a usar a mesma nas nossas opiniões para nos explicarmos e darmos exemplo o que é negativissimo.

    Em relação ao final do ponto M: como sabes e como dá para reparar, para mim ponto m sempre foi equivalente a opiniões da Lady M, aka Mafi, aka tu. Sem ofensa às restantes mas é assim para mim e ponto.
    Tenho pena e já sabes a minha opinião em relação a este assunto...

    ResponderEliminar
  4. Bom dia a todas as leitoras e bloguers.
    A Máfi deixará saudades e irá regressar quando para tal sentir motivada. Concordámos que a coluna continuaria, desta feita a meu cargo, mas continuando aberta à colaboração de todas as colunistas do blogue, como alias começou por ser concebida, basta relermos o texto de apresentação da mesma.
    No fundo, é apenas a coordenação que muda, e o pseudónimo Lady M. Continuará a pertencer à Máfi, nem de outra forma nos faria sentido. Os textos de cada colaboradora serão assinados sob o pseudónimo ou nome que cada uma escolha. No meu caso, todos os meus artigos no blog serão assinados com o nome próprio.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.