sexta-feira, 9 de novembro de 2012

[opinião]“Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa” ,de Fernando Évora [Esfera do Caos]


Autor: Fernando Évora

Título: Amor e Liberdade de Germana Pata-Roxa
 
 
Edição: Agosto de 2012


 
Sinopse:

As histórias que neste livro se contam, aparentemente sem conexão entre si, unem-se num final surpreendente.

A linguagem, despretensiosa e simples, está polvilhada de ironia. Os personagens, admiráveis e autênticos, são tendencialmente queirosianos — gente comum, com as suas fraquezas e vícios, e com a grandiosidade dos seus sonhos. Os enredos, esses, absorvem-se de um fôlego e a narrativa, descomplicada, revela grande humanismo.

Histórias, enfim, que divertem pelo que têm de caricato e inesperado, mas que deixam uma réstia de inquietação no leitor, que inevitavelmente há-de rever-se em muitas delas.O autor é um dos mais notáveis contadores de histórias do panorama literário português contemporâneo. E esta sua nova obra, sendo um livro de contos, não é uma mera colectânea: é uma história complexa feita de histórias simples mas poderosas, pertencentes, todas elas, ao mesmo narrador.

 
Análise Realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos:
 
   Fernando Évora traz-nos, neste livro, um conjunto de contos que se unem de uma forma inesperada e ficando harmoniosa.
   O autor conseguiu unir um conto que se pode classificar de ficção científica a contos do dia-a-dia. O que demonstra a grande versatilidade do autor.
  Quanto aos contos em si. Estes estão escritos em linguagem simples, sem grandes floreados e de fácil seguimento. Não são contos curtos, o que leva a um melhor desenvolvimento da história.        Acompanhamos as introspeções das personagens que nos revelam algo de novo sobre si. A sequência dos contos sugere que o narrador seja o mesmo, e que sejam pormenores de momentos diferentes da vida de uma mesma personagem, tal como é sugerido pelo autor.
Os contos escritos foram escritos em alturas diferentes mas trabalham em conjunto de uma forma explêndida.
É um livro pequeno, que se acompanha com facilidade e que se recomenda a leitores que apreciem leitura de contos.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.