quinta-feira, 22 de novembro de 2012

[Opinião] “Quem chama pela fada do galo preto? – aventuras de um galo com dentes” de Helena Osório. (Animedições)



Ficha Técnica:

Autora: Helena Osório
Ilustrações: Emília Nadal
Editora: Animedições
Edição: Setembro 2011
ISNB: 978-989-96448-5-4

Sinopse:

A partir de uma breve introdução sobre a lenda algo fantasiada do galo de Barcelos, representativo de Portugal (e até da Galiza, pelo milagre de Santiago de Compustela que se descreve), Helena Osório parte para os contos da fada dos dentes que se preocupa com a higiene oral dos mais novos. O galo acompanha a fada em todas as aventuras e ganha mesmo dentes para sentir a importância de os bem tratar e para poder ensinar às crianças e jovens o que fazer para prevenir cáries e outros problemas. Entretanto, algures em África, uma menina perde dentes de leite e chama pela fada para os trocar por ouro. Os três viajam até à terra do galo onde a menina entra pela primeira vez no consultório de um estomatologista e fica fascinada com um menino que tem cócegas nos dentes e se ri muito enquanto está a ser tratado.

Análise realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos.

O primeiro pormenor que salta à vista neste livro é que as palavras que mudaram com o novo acordo ortográfico encontram-se a cor diferente, o que é uma ideia original e muito interessante.
As páginas são bastante coloridas e as ilustrações assemelham-se a pequenos quadros. as crianças que já saibam ler podem se deliciar com uma história de magia. Sem as chamadas palavras difíceis, deixa com que eles se sintam realizados. Aprendem também acerca da higiene oral e a sua importância e principalmente a não terem medo de ir ao dentista. Também encontram pormenores sobre uma outra cultura, uma vez que a história se passa na São Tomé e Príncipe.
Nunca ir ao dentista foi tão interessante e divertido, como neste livro.
Um livro que nos ensina através do sonho e da magia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.