quinta-feira, 22 de agosto de 2013

[Renda & Saltos Altos] "Vidas Escandalosas", de Nicola Cornick [Harlequin]


Título: Vidas Escandalosas

Título Original: Mistress By Midnight

Autora: Nicola Cornick

Editora: Harlequin Portugal

Edição: 10.06.2013

Páginas: 352

Género: Romance Histórico Sensual

Saiba mais detalhes sobre a obra AQUI

Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o blog Os Livros Nossos:

   Vidas Escandalosas, de Nicola Cornick, foi mais uma agradável surpresa na categoria de romances históricos com um toque de sensualidade, cujo cenário decorre no período da Regência, na Londres de 1814.
  A personagem central feminina é Lady Merryn Fenner - uma jovem corajosa, intelectual e muito inteligente, que se dedica a ajudar o detective Tom Bradshaw nas suas investigações [algo que vai totalmente contra os hábitos da época e contra os comportamentos esperados da parte das damas da Alta Sociedade desta época], fazendo-o às escondidas das irmãs Joanna [Lady Grant, casada com Alex Grant] e Tess Darent - ambas perfeitamente envolvidas na vida social Londrina, e aparentemente fúteis e alheias ao que se passa com a irmã mais nova. Temos uma heroína de personalidade forte, que desafia os hábitos do seu tempo, e que desconhece as artes da dissimulação, sendo espontânea e frontal, ainda que tal lhe possa causar dissabores, o que é sempre um registo interessante neste tipo de romances do período da Regência Britânica.

   Como protagonista masculino encontramos o belo e atormentado Garrick, recentemente empossado como Duque de Farne, após a morte do seu perverso e pouco amado pai. 

   Por força do destino, Garrick carrega sobre os seus ombros o peso de ter morto o irmão de Merryn - Stephen Fenner - em tempos o seu melhor amigo, de uma vida de libertinagem, enquanto ambos eram estudantes em Oxford, e é por esta mesma razão que Merryn se julga com o dever de fazer justiça e esclarecer as circunstâncias em que o irmão foi assassinado, não acreditando que se tratou de um duelo entre os dois homens, com o fim de lutar pela honra - algo que era bem aceite naquela época, e que justificaria o sucedido.

  A autora soube criar e alimentar, no decurso de toda a obra, um delicioso clima que oscila entre o mistério (com diversas revelações inesperadas) e a enorme tensão sexual e também emocional que surge entre o casal protagonista.

   O suspense permite que fiquemos presos ao livro, com o objectivo de desvendar todos os mistérios, e além da acção central, ainda podemos encontrar os habituais detalhes sociais da época em que decorre a acção [com o papel passivo que se esperava das mulheres; a defesa de valores como a honra e a família, a reputação de uma dama como valor supremo para o seu futuro em sociedade] e uma interessante incursão por acontecimentos históricos verídicos em que se verão envolvidas algumas personagens [em concreto, a autora insere na obra uma sequência narrativa onde alude a uma inundação de cerveja que de deu em Londres em 1814, devido ao rebentamento de uma Tina de fermentação, e que gerou a perda de muitas vidas].

  Mistério, honra, intriga, sensualidade ao rubro, tudo combinado com personagens fortes e bem construídas, com características que as tornam especiais e queridas pelos leitores e ainda o retrato de uma época de tradição e desejo de mudança na sociedade Britânica do século XIX.

   Nicola Cornick é uma autora a seguir. 


Visite a página da  simpática autora no Facebook AQUI




1 comentário:

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.