quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[Opinião] "Um Refúgio Para Toda a Vida", de Nicholas Sparks, [Presença]


Para mais informações acerca do livro Um Refúgio Para Toda a Vida clique aqui

Título: Um Refúgio Para Toda a Vida

Autor: Nicholas Spark

Edição Novembor de 2010

Editora: Presença

Páginas: 356

Género: Romance

Crítica por Claudia Lé para o Blog Os Livros Nossos


   Já há uns bons anos que não lia nada de Nicholas Spark. Embora há uns anos atrás tenha sido um daqueles autores que mal saía um livro comprava automaticamente, após as minhas lides nos vários fóruns de leitura bem como blogs e facebook, acabei por ser «apresentada» a uma panóplia tão grande de autores que acabei por deixar alguns para trás e este, foi um deles. Há um mês a minha mana mais nova passou-me o filme baseado nesta obra e fiz o que habitualmente não faço, vi primeiro o filme e li de seguida o livro.

   Claro está que as comparações entre ambos são uma constante, o livro continua a ser melhor embora tenha associado os atores às personagens por altura do livro (e as descrições em nada coincidem), mas sinto que acabei por fazer«as pazes» com o autor pois este livro é decididamente um daqueles que o difícil é largar, fechar, marcar para ler mais tarde!

   Na presente obra somos confrontadas por uma personagem feminina Katie, vítima de violência doméstica por parte do marido, um agente das forças policias e do qual conseguiu finalmente fugir, no entanto vive a sua vida a olhar constantemente por cima do ombro com receio que este a encontre. Os capítulos de flashback que relatam a vida anterior de Katie são chocantes, ainda para mais por sabermos que infelizmente são o dia a dia de muitas vidas femininas. São constantemente confrontadas com a violência no local onde menos a esperavam/deveriam encontrar!

   A personagem de Alex tem também um passado bastante angustiante, uma vez que a esposa faleceu deixando-lhe sob os ombros a tarefa de ser pai e mãe de dois filhos ainda pequenos. Por mais que Alex faça, acaba por achar que nunca é o suficiente nem saber como o deverá fazer mais até ao dia que conhece Katie e o seu olhar e coração começa a desviar-se para aquela jovem visivelmente tão magoada.

   Outra personagem que gostei bastante foi Jo, a amiga de Katie que de uma forma bastante empática consegue fazer com que a amiga acredite ter o direito a ser novamente feliz.

Ambos os protagonistas encontram-se em fases diferentes de lutos diferentes e a aproximação dos dois transforma o livro numa bonita estória de amor aconselhada a todas as românticas!!!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.