segunda-feira, 15 de junho de 2015

[Reportagem] "I Encontro Literário Nós & Os Livros" [Diário do Distrito, Os Livros Nossos, Crónicas de Uma Leitora]


  No passado dia 10 de Junho, Feriado Nacional que assinala o dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, decorreu o I Encontro Literário "Nós & Os Livros", evento integrado na agenda oficial da 85.ª Feira do Livro de Lisboa, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), evento este promovido pelo jornal Diário do Distrito, pelo blog Os Livros Nossos e pelo blog Crónicas de Uma Leitora.


   Pelas 15 horas, no relvado arborizado no topo esquerdo do Parque Eduardo VII (do lado da Estufa Fria) começaram a reunir-se organizadores, convidados e leitores em geral, tendo sido formado um grupo alargado de debate informal sobre temas literários e respectiva abordagem no contexto nacional.

   Percorreram-se géneros e sub-géneros literários, nomeadamente, foram trocadas impressões e recomendações sobre romances Young Adult e New Adult- duas trends já bastante divulgadas internacionalmente, mas que ainda se encontram a dar os primeiros passos em Portugal, embora de forma consistente e sendo, cada vez mais apostas de grandes grupos editoriais nacionais), tendo sido este momento do debate orientado por Lóide Sacramento e Vera Carregueira, respectivamente colunista e administradora do blog Crónicas de Uma Leitora.

   

Considerando-se o universo da literatura policial, destaca-se como um dos pontos de relevo do debate a distinção entre duas tendências já assumidas neste género, entre os leitores Portugueses. Vera Brandão, do Blog Menina dos Policiais destacou o contraste entre os autores clássicos de policiais e os novos autores do Policial Nórdico, e as respectivas obras, recaindo a preferência actual sobre os policiais Nórdicos, os quais enfatizam uma abordagem mais crua do crime e respectivo processo de investigação, explicitando uma mentalidade  e uma cultura muito próprias dos países do Norte da Europa.

   Também presente, o autor Nuno Nepomuceno (autor da trilogia Freelancer, da qual se mostram já publicados os títulos "O Espião Português" e "A Espia do Oriente",- Edição Topbooks - e encontrando-se o seu mais recente trabalho nos tops de vendas nacionais, partilhou com os presentes o seu entusiasmo no decurso do processo criativo literário, para o qual procura transpor também a realidade através dos cenários e de características  específicas das suas personagens.



Houve também espaço para visitar o Universo do género fantástico, estiveram presentes como convidadas duas autoras nacionais - Liliana Lavado (autora de "Regresso a Itália" - edição "Marcador", Grupo Presença) e S. Formigo (autora de "In loving memory of", edição Chiado Editora). Foi consensual que este género literário proporciona tanto a autores como aos leitores uma oportunidade ainda mais vincada de evasão em relação à vivência da realidade circundante, tendo as autoras ainda destacado a questão de ser importante sentirem o poder de construírem mundos próprios.


   Vanessa Dias, autora independente (Estilo de Vida Positivo) destacou existir ainda pouca abertura no mercado nacional para a escrita independente , embora tal modo de publicação esteja já bastante divulgado noutros mercados como o Norte Americano.
 
   Questões mais técnicas, em termos editoriais, também foram respondidas. Joana Freitas, Assessora de Comunicação do Grupo Editorial 20/20  disponibilizou-se para responder às questões colocadas pelos presentes, designadamente, bloggers, autores e leitores.
   Num pais onde, em média, são lidos dois livros, como evidenciou Joana Freitas, é normal que a edição em formato ebook nem sempre seja considerada compensadora pelas editoras nacionais, estando ainda restrita à utilização de um nicho ainda pequeno de leitores bastante assíduos. Algumas bloggers e leitoras assumiram-se como adeptas do formato ebook - foi este o caso de Lóide Sacramento ou Helga Rosa, do blog Crónicas de Uma Leitora, outras mostram-se ainda reticentes em aderir a este novo suporte de leitura - como Isabel Alexandra Almeida, do blog Os Livros Nossos.


O evento não estaria concluído sem que se realizasse um sorteio de alguns livros, com o precioso apoio de grupos editoriais parceiros.

Para assinalar a data, foram também distribuídos entre os presentes alguns marcadores realizados exclusivamente para o evento por duas alunas do Curso Profissional de Marketing e Comunicação da Escola Secundária de Alcochete - Ana Bernardo e Inês Filipa.

Uma tarde muito bem passada, entre adeptos do livro, em ambiente de saudável convívio e troca de ideias, contando-se com a perspectiva de vários intervenientes no processo literário. Sem dúvida, uma experiência a repetir em anos vindouros.


Texto: Isabel Almeida
Fotos: Miguel Garcia (Diário do Distrito), Isabel Almeida e Pedro Carvalho (Diário do Distrito e Os Livros Nossos).

(Reportagem conjunta: Diário do Distrito, Os Livros Nossos, Crónicas de Uma Leitora).

Nota de Agradecimento:

A organização do evento deseja agradecer publicamente a todas as entidades que tornaram possível a sua realização, mais agradecendo todos os apoios e facilidades concedidos. Assim, agradecemos âs seguintes entidades e pessoas:

 APEL - por todo o trabalho de apoio à organização do evento e sua inclusão no Cartaz Oficial da 85ª Feira do Livro de Lisboa

Grupo LeYa (Chancelas Asa e Quinta Essência) - pela disponibilização de livros para sorteio.

Grupo 20/20 (Chancela Topseller) - pela disponibilização de livro para sorteio.

Grupo Saída de Emergência (Chancela Chá das 5) - pela disponibilização de Livros para sorteio.

Marcador - Grupo Presença - pelas facilidades concedidas no contacto de autores.

Ana Bernardo e Inês Filipa - pelo exemplar trabalho como assistentes de marketing e enquanto responsáveis pelo grafismo dos meios promocionais do evento.


1 comentário:

  1. Adorei a tarde, rever pessoas que já não via desde o ano passado, e conhecer os que não conhecia :)
    Espero que novos encontros surjam!
    Parabéns pela iniciativa, organização e oportunidade de ter estado presente!
    Bjs e abraços para todos <3

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.