sábado, 16 de maio de 2015

[Fantástico] "Eve e as Trevas", de Sylvia Day [5 Sentidos- Grupo Porto Editora]


Ficha Técnica:

Título: Eve e as Trevas

Autora: Sylvia Day

Tradução: Leonor Bizarro Marques

Edição: Maio de 2015

Editora: 5 Sentidos [Grupo Porto Editora]

Série: Marcados

P.V.P. 16,60€

Género: Fantasia/Fantasia Urbana

Classificação GR atribuída pelo Blog: 4/5 Estrelas




Crítica para o Blog Os Livros Nossos por : Isabel Alexandra Almeida:

Eve e as Trevas, de Sylvia Day, corresponde ao primeiro romance de uma nova série de fantasia urbana para adultos - Marcados.

Numa narrativa a um ritmo trepidante, plena de acção, perigo, criaturas sobrenaturais e cenas verdadeiramente escaldantes, com toda a intensidade e envolvência com o qual os leitores de Sylvia Day já se encontram deveras familiarizados, estamos certamente, perante um novo vício literário.

Um dos detalhes mais interessantes deste mundo alternativo construído pela autora, verdadeiramente engenhoso  e criativo, é o pano de fundo bíblico que serve de base à história e à construção de dois dos protagonistas masculinos -  Alec Caim e o seu irmão Abel Reed - que são, afinal os irmãos Caim e Abel, que competem entre si de forma feroz, não conseguindo esconder a animosidade recíproca que entre ambos subsiste, por motivos que  não serão ainda concretamente desvendados neste primeiro livro da série.

A protagonista feminina é Evangeline Holis, uma rapariga jovem, de beleza exótica - sendo filha de pai Norte-Americano e de mãe Japonesa, provém de uma família com tradição Cristã, mas é agnóstica, circunstância que confere à narrativa um toque de humor, pois Eve irá confrontar-se com uma realidade para além do óbvio e directamente observável e perceptível pela espécie humana, sendo arrastada inadvertidamente para um mundo sobrenatural, onde verá alterada toda a sua pacata existência, desenvolvendo faculdades sobre-humanas (por exemplo, visão no escuro, regeneração de lesões corporais, uma força e resistência físicas acima do normal), ao ver-se alvo da Marca de Caim, um castigo destinado por Deus aos pecadores que tenham de tentar redimir-se das suas falhas, e no caso de Eve, o pecado foi, há dez anos atrás, ter-se envolvido numa noite de amor com o sensual e irresistível Alec Caim.

Eve irá , para sua surpresa, ter como missão matar demónios - diversas castas de criaturas infernais que habitam entre os humanos de forma camuflada- e tentar escapar com vida a tal tarefa, o que não será propriamente fácil.

Não menos surpreendente é a complexa rede hierárquica das redes celestiais, constituídas por diversos anjos com funções distintas, numa luta pelo poder que nos fará duvidar, muitas vezes, da generosidade e bondade das intenções e decisões tomadas por estes mesmos anjos.

Eve é uma mulher de forte personalidade, muito sensual, e dotada de uma inteligência bastante aguçada, o que lhe será muito útil, perante o seu novo modo de vida.

Alec Caim é um anjo de elevado estatuto hierárquico, mas que se sente culpado por , de alguma forma, ter colocado a mulher que ama incondicionalmente . Eve , em risco de vida. É inteligente, belo, sensual e disposto a arriscar tudo para salvar a amada, um herói que facilmente conquista as boas graças das leitoras, e que tem todo o potencial para gerar uma legião de fãs.

Abel, irmão de Alec, deseja Eve com todas as suas forças, o que o leva a colocar-se, mais uma vez, na mira da hostilidade do irmão Alec. Muito atraente, e também de elevado estatuto entre as hostes do céu, conseguirá aliar-se ao irmão, se tal for necessário para salvar a mulher amada por um e desejada por outro até aos limites de uma clara obsessão?

Um livro de fácil leitura, com cenas trepidantes, e inúmeras descrições que nos dão uma clara imagem mental dos cenários que vão desfilando perante os nossos olhos atentos de leitores ávidos por saber o que nos espera ao virar da próxima página.

Sem dúvida alguma, esta é uma série de fantasia urbana que promete conquistar adeptos e que reúne todo o potencial para chegar ao grande ecran, requerendo, todavia, uma superprodução em termos de efeitos especiais. As cenas sexuais explícitas conferem também um cunho assumidamente erótico à obra, todavia, o género fantástico assume o protagonismo em termos da classificação desta série.

Uma série que queremos acompanhar, com personagens fortes, fantasia, sensualidade e muita acção!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.