segunda-feira, 28 de julho de 2014

[Renda & Saltos Altos] "Uma Casa no Campo", de Elizabeth Adler [Quinta Essência]



Autora: Elizabeth Adler

Edição: Julho de 2014

Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]

Páginas: 376

Género: Romance Feminino

Saiba mais informações sobre a obra AQUI


Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:


   Uma Casa no Campo, de Elizabeth Adler, é um romance ligeiro, que toca o universo marcadamente feminino, mas que não deixa de suscitar a nossa reflexão sobre as vivências familiares mais ou menos ortodoxas, e as mudanças súbitas a que podemos estar repentinamente sujeitos no nosso curso de  vida.
   
   A protagonista deste romance é Caroline Evans, Inglesa, 38 anos, recentemente divorciada de James Evans, um executivo do mercado financeiro que se revelou um marido infiel e pouco disponível para assegurar à ex-mulher e à filha de ambos um estilo de vida compatível com os elevados padrões económicos de que usufuriam enquanto viveram em Singapura.

  Caroline confronta-se com a necessidade de recomeçar a sua vida, em todos os sentidos, social, emocional, financeiro, pois na sequência do divórcio, e num momento em que ainda atravessa uma fase de luto pela relação falhada, vê-se de volta a Inglaterra, sem o apoio directo dos pais, que vivem em França, e tendo a seu cargo a sua filha Issi (Isabel), uma adolescente prestes a completar os 16 anos, cujo registo rebelde e revoltado promete em nada facilitar a vida à mãe.

   Issi atribui à mãe a culpa pelo divórcio dos pais, e pela mudança imprevista da exótica e familiar Singapura para Inglaterra, onde não se sente enraizada. A jovem tem uma imagem bastante idealizada do pai, o qual adora, embora se vá apercebendo de que este não é presente nem cuidador.

   Casualmente, mãe e filha acabam por se instalar numa Aldeia rústica no Sul de Inglaterra - Upper Amberley, onde são acolhidas por uma simpática família de origem Mexicana, constituída pelo casal Maggie e Jesus, e pela filha adolescente Sam. Caroline, com formação em culinária, fica a trabalhar no restaurante dos novos amigos, e rapidamente as duas jovens - Issi e  Sam - se tornam também as melhores amigas.

   Quando tudo parece ir melhorar, James (o ex-marido) desaparece em circunstâncias misterioras, em Singapura, e em breve Caroline e Issi vão ver-se envolvidas numa misteriosa teia de crime e mistério que irá, novamente, por à prova as suas capacidades de resiliência perante a adversidade.

   Neste novo romance, a autora, no estilo de linguagem fluído e envolvente que já lhe conhecemos, relata com ternura e precisão o relacionamento nem sempre fácil entre uma mãe e a sua filha adolescente, estando Issi em pleno processo de construção da sua identidade, num momento em que se sente entre dois mundos: por um lado, a crise familiar faz com que tenha de reequacionar toda a vivência no núcleo familiar que, até ai, conhecia; por outro lado, começa já a sentir, no seu íntimo, o despoletar de uma personalidade que caminha já em direcção à idade adulta que se aproxima. Bastante realista será a relação de proximidade, confiança e ternura que surgirá entre Issi e a sua avô materna Cassandra, a qual sentirá como um bom porto de abrigo, num momento bastante delicado da vida da jovem.

   Por sua vez, Caroline, após um casamento falhado, tendo a seu cargo a imensa responsabilidade de uma filha adolescente, a vivenciar uma fase problemática, começa a ser alvo do interesse de alguns pretendentes masculinos locais, mas vive um conflito interior ao nível psicológico, na medida em que teme falhar novamente, receando envolver-se com o atraente Jim Thompson, mais jovem do que ela, e temendo magoar Mark Santos (sócio do ex-marido) que assume uma paixão antiga para com Caroline, e que se revela um bom amigo.

   Para condimentar ainda mais a narrativa, a autora soube introduzir, de forma hábil, um toque de crime e mistério, que leva as protagonistas a viverem alguns momentos de alta tensão, enriquecendo bastante a trama, e sendo um ingrediente adicional para motivar a leitura.

   Profundamente sensível, humano, apaixonado e com um rasgo de mistério, uma história do nosso tempo, que alerta também para questões como o conflito de gerações, as dúvidas da transição da adolescência para a idade adulta, e ainda o experienciar da entrada na meia idade, como desafios importantes e próprios do processo de desenvolvimento humano. Questões estas sabiamente tecidas por entre os fios da narrativa.

   Um bom romance para levar consigo nestas férias de verão!

Classificação GooReads Atribuída: 4/5 estrelas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.