quarta-feira, 10 de julho de 2013

[Caso Real] Também Há Finais Felizes, de Fernanda Serrano, [Oficina do Livro]


Título: Também Há Finais felizes

Autor: Fernanda Serrano

Editora: Oficina do Livro

Páginas: 248

Edição: 2013

Género: Memórias/Biografias

Saiba mais detalhes da obra aqui


Crítica por Claudia Lé para o blog Os Livros Nossos:


Desde a edição deste livro que andava tentada em comprá-lo e acabei por o fazer na Feira do Livro a pedido de minha mãe. Por motivos muito semelhantes ao que Fernanda Serrano passou no livro, minha mãe queria conhecer a estória de outra pessoa e, qual é o meu espanto, quando na semana passada me diz que já o havia lido. Sim porque apesar de gostar de ler, a minha mãe tem uma enorme dificuldade em terminá-los. No mesmo dia, quinta-feira, trouxe-o para casa com intuito de o emprestar a minha sogra no fim de semana… mas nessa mesma noite iniciei a sua leitura e terminei!

Esta é uma estória de dor, de enganos e de acima de tudo, de encarar as dificuldades de frente acreditando que nunca devemos baixar os braços, pelo contrário uma vez que acabaremos sempre por aprender algo mais. Se já antes achava que Fernanda Serrano era uma comunicadora nata, agora ainda o acho mais, uma vez que me senti completamente envolvida com a sua escrita calorosa, fluida, não me dando conta da rapidez com que lia este livro. A autora conseguiu descrever a sua vida naqueles quase dois anos de forma tão vívida que por vezes sentia-me fazer parte daquele ambiente. A minha mãe chegou a comentar comigo que a descrição que ela faz da quimioterapia, das cores e cheiros foi tão nítida e correta que por momentos parecia estar novamente a sentir aquele cheiro arrepiante. Sou apenas capaz de imaginar o que uma mulher tão jovem sentiu, inicialmente com a descoberta do caroço e mais tarde com a descoberta da gravidez e da necessidade pungente em ter de tomar a que possivelmente foi, a decisão de sua vida!

Apesar de o livro relatar uma doença tão triste e que nos afeta a todos, uma vez que infelizmente, de forma mais ou menos direta já tivemos contato com a mesma, a leitura deste livro faz-se com um constante sorriso nos lábios. Somos confrontadas com a coragem de uma grande Mulher, Mulher com letra bem maiúscula, servindo este testemunho acima de tudo, de ajuda para quem está ou já esteve, a enfrentar momentos difíceis que nos colocam à prova. Muitas vezes pensamos que se nos acontecesse a nós não o íriamos conseguir enfrentar, mas a natureza humana surpreende-nos sempre! Devo ainda referir que gostei muito que a autora não fizesse referência aos nomes de certos médicos, como diz a minha mãe, «foi uma verdadeira senhora»!

Um beijinho enorme à Fernanda Serrano, espero sinceramente que continue para sempre acompanhada por Maria e que agora que deu provas, abrace a escrita com um futuro romance, a mim já me conquistou por completo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.