quarta-feira, 6 de março de 2013

[Renda & Saltos Altos] "Férias em Saint-Tropez", de Elizabeth Adler [Quinta Essência]


Autora: Elizabeth Adler

Título: Férias em Saint-Tropez  [Mac Reilly #2]

Edição: Março de 2013

Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]

Páginas: 508


Crítica por: Isabel Alexandra Almeida / Os Livros Nossos:



   Férias em Saint-Tropez, de Elizabeth Adler, corresponde ao segundo romance da série Mac Reilly, o detective privado de Malibu, famoso devido a um programa televisivo por si conduzido, e por trabalhar com celebridades, desvendando mistérios em ambiente sofisticado.

   O simpático e irresistível Mac Reilly vê-se, desta feita, envolvido em mais uma série de aventuras, tendo de conduzir uma investigação no Sul de França, em Saint-Tropez, quando acreditava que ali iria usufruir de umas românticas, tranquilas e muito merecidas férias na companhia de Sunny Alvarez, a sua eterna noiva [ a sensual Relações Públicas que tenta levar Mac até ao altar, até ao momento, sem sucesso].

   Acreditando que terão umas férias de sonho em Saint-Tropez, Sunny parte para o Sul da França, ali chegando primeiro que Mac, que mais tarde se lhe junta, e ambos acabam por descobrir terem sido vítimas de uma burla, ao terem arrendado uma luxuosa Villa - La Violette, que verificam encontrar-se votada a um quase total abandono, por cuidar, e que, pasme-se foi arrendada para o mesmo período de tempo a vários outros turistas incautos.

   É neste cenário que, a pouco e pouco, acaba por se juntar no mesmo local, um grupo de pessoas bastante diferentes entre si, cada uma delas com uma história para contar.

   Adler esteve brilhante neste romance, ao criar personagens bastante densas e bem construídas, e que consigo transportam dramas, sofrimento, ilusões e desilusões, muitas delas questionando-se a si mesmas e ao rumo que vêem a vida levar. Todos irão descobrir em Saint-Trop (um local de beleza, diversão, consumismo e excessos) novos caminhos a desbravar e mistérios que precisam de ser resolvidos, embora o perigo esteja à espreita.

   Com toques de humor, momentos de paixão, ternura, amizade e muito perigo e suspense, acabamos por ver evidenciados os valores da cooperação, ao assistirmos ao tecer de uma teia de amizades e elos fortes entre este leque de personagens, de forma bastante inesperada.

   Além dos protagonistas, Mac Reilly e Sunny Alvarez, já nossos conhecidos do primeiro livro desta série - De Malibu, com Amor - vamos encontrar nesta trama os seguintes personagens, com maior destaque no decurso da narrativa:

  Nate Masterson, um yuppie de Wall Street, que parte para umas férias naquele local paradisíaco, procurando encontrar-se a si próprio, e estando, quem sabe, em busca de uma nova vida.

  Belinda Lord, a aparentemente estouvada e fútil esposa de um marido rico, poderoso e violento [Jasper Lord], a quem tenta escapar a todo o custo, aproveitando para usufruir de todos os confortos que o dinheiro pode proporcionar.

   Billy Bashford, um Cowboy endinheirado do Texas, que procura reencontrar um novo sentido para a vida, após a recente perda da esposa, e que viaja na companhia da filha - Litle Laureen - uma criança desajeitada, fechada sobre si mesma, que se veste de forma estranha [tem uma colecção de vestidos de ballet de cores garridas] e que atravessa ainda um processo de luto complicado, sendo-lhe difícil lidar com a perda da mãe.

Sara Strange, uma jovem tímida, pobre, bonita, que acaba de sofrer a grande decepção amorosa da sua vida, ao ver-se traída pelo namorado mau carácter, durante as férias, e que trava conhecimento com os hóspedes da villa La Violette.

 Olivier Bertrand, um miúdo solitário, curioso e algo estranho, foi abandonado no Hotel des Rêves [onde os turistas enganados irão instalar-se] e irá travar conhecimento com o grupo de La Violette.

  Todas estas personagens, assim como outras secundárias, sempre secundadas por Mac Reilly, Sunny Alvarez e os seus fiéis cães Pirate e Tesoro, irão ver-se envolvidas numa complexa e perigosa intriga que envolverá roubo de obras de arte, burlas e até mesmo homicídios, um sem número de mistérios a exigir a atenção de Mac Reilly.

   Intercalada com a narrativa principal que envolve investigações de natureza criminal, surge a própria Villa La Violette e a sua proprietária original, misteriosamente desaparecida há uns anos, outrora uma vedeta dos Palcos, uma cantora famosa e admirada por todos os homens que se rendiam aos seus encantos, e que era anfitriã de festas que reuniam naquela casa artistas e até membros da aristocracia britânica.

   Adorei o subtil toque sobrenatural que Elizabeth Adler conferiu a esta história. Será que o fantasma da bela Violette assombra ainda a casa que foi sua? Como explicar o perfume floral que Sunny percepciona tão nitidamente na velha Villa?  E qual o motivo que faz com que a casa seja um tão poderoso foco de atracção para Sunny e várias outras personagens?

   A linguagem é bastante fluída, sendo delicioso ler algumas frases em Francês, que ajudam a construir o ambiente da história em sintonia perfeita com o seu cenário. Como também é típico do estilo desta autora, surgem descrições bastante completas e apelativas das paisagens e das iguarias locais, a fazer-nos sonhar com a nossa presença nos espaço da narrativa, onde impera o glamour próprio daquela região.

   Mas a nota verdadeiramente especial neste livro, é , a meu ver, a amizade que vemos florescer entre as duas crianças - Olivier Bertrand e Litle Laureen, é enternecedor assistir a uma transformação pela positiva nestas duas personagens, que se ajudam mutuamente e de forma espontânea e pura, como só as crianças conseguem fazer, a recuperar a alegria de viver, e a aprenderem a viver em sociedade, conquistando a sua auto-estima, até então, perdida.

   Em suma, prepare-se para viajar até Saint-Tropez, e sentir-se parte numa investigação perigosa mas fascinante,num cenário de luxo. Suspense, Luxo, glamour, amor,  paixão, cobiça, crime,  mistério, ternura. Tudo boas razões para que apenas consiga pousar este livro após ter virado a sua última página. Delicioso!






   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.