terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

[Opinião] "Irmãos de Sangue", de Nora Roberts [Saída de Emergência]




Autora: Nora Roberts


Edição: 9/11/2012

Páginas: 304

Género: Literatura Romântica



Sinopse: 

   Na pacata cidade de Hawkins Hollow, três amigos que partilham a mesma data de aniversário fogem para os bosques para uma noite de divertimento. Mas o que era apenas uma brincadeira rapidamente se transforma num pesadelo quando o juramento de irmãos de sangue que fazem liberta uma maldição de trezentos anos. Vinte e um anos depois, Cal Hawkins e os seus amigos assistem a uma semana de tragédias inexplicáveis que assombram a sua cidade, e que se repete a cada sete anos. Quinn, uma famosa jornalista, está decidida a descobrir a maldição que paria sobre Hollow e, apesar dos protestos de Cal, fará tudo para desvendar esse mistério. Mas quando os primeiros sinais malévolos voltam a surgir, não é apenas a sua terra que Cal tem que proteger, mas também o seu coração.

Crítica por: Isabel Alexandra Almeida/Blog Os Livros Nossos

   "Irmãos de Sangue" é o primeiro título da trilogia Signo dos Sete, da popular autora Nora Roberts. 
A acção decorre nos Estados Unidos, numa pequena e histórica cidade denominada Hawkins Hollow, onde têm as suas raízes três das personagens que irão assumir o papel de protagonistas: Cal Hawkins, filho de um comerciante local, que ficou a residir em Hollows, onde ajuda o pai a gerir um salão de jogos e uma churrascaria que são negócios de família desde a sua infância;  Fox B. O Dell, nascido no seio de uma família hippie, e que surpreendentemente se tornou num bem sucedido Advogado ( uma profissão deveras formal para quem foi criado de forma bastante informal), e Gage Hawkins, um homem misterioso, cidadão do mundo, que vive ao que parece, das suas actividades enquanto jogador de Poker Profissional, estando sempre em viagem e voltando ocasionalmente a Hollows.

  Os três amigos mostram-se unidos por sólidos e poderosos laços de sangue, já que comungam a mesma data de aniversário, e travaram contacto com uma força sobrenatural e misteriosa, aquando de uma aventura na floresta local, quando em crianças decidiram festejar tal data sozinhos, tendo realizado um pacto de sangue que despertou uma entidade sobrenatural adormecida há cerca de 300 anos.

Vinte e um anos após os misteriosos incidentes na floresta, os três amigos assistem periodicamente (de sete em sete anos) a uma onda de perigo e loucura que afecta várias pessoas na localidade, e que leva a acontecimentos graves como crimes ou suicídios.

  A dado momento, e por força do destino, ou de algo mais poderoso, a rotina de Cal, Fox e Gage vê-se alterada pela chegada de Quinn (uma curiosa jornalista vocacionada para a pesquisa e escrita de acontecimentos sobrenaturais), que irá envolver-se com Cal num jogo de sedução e atracção mútua bastante bem descrito pela autora, e que prende o leitor, motivando-o a querer saber qual o futuro deste casal.

  De forma inexplicável, chega também à cidade, Layla, uma jovem empregada de comércio que residia e trabalhava em Nova Iorque e que se vê perseguida por um ente sobrenatural, aproximando-se de Quinn, Call, Fox e Gage.  Em fase mais avançada da narrativa, a este grupo irá também juntar-se Cybil ( uma amiga de Quinn, com origens ciganas, e aptidões para lidar com o sobrenatural).

  Todos juntos, os jovens irão tentar desvendar quais as forças do mal que parecem atormentar Hollow, à medida que se surpreendem com a descoberta de que, afinal, podem ter bastante mais em comum do que alguma vez poderiam suspeitar.

  Irá este grupo desvendar o mistério de Hallow? Terão a força bastante para combater as forças do mal e salvar a cidade das ameaças que sistematicamente a afectam? Será o amor uma força suficientemente poderosa para travar esta batalha contra o mal?

  São estas questões que os leitores irão vendo ser respondidas ao longo desta trilogia fascinante pela pena de Nora Roberts.

  Numa linguagem fluída, envolvente e cativante, a autora não desaponta os seus leitores, mesmo os que estejam mais familiarizados com as suas obras mais convencionais, sem a componente sobrenatural, que de forma bastante hábil, a autora tão bem sabe conjugar com uma história de amor. As personagens são bastante profundas ao nível psicológico, transportando em si as marcas do respectivo passado, que acabam por influenciar a sua postura no presente. É facil que os leitores criem empatia com personagens dinâmicas, fortes , corajosas e decididas, como o grupo que povoa esta trama.

  Gostei, recomendo e estou ansiosa pelos restantes romances da trilogia.  Uma aposta de qualidade com um toque de distinção, a que nos vem habituando o grupo editorial Saída de Emergência.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.