quarta-feira, 9 de setembro de 2015

[Reportagem] Lançamento de Grey, de E.L. James, fãs receberam o livro em primeira mão [Lua de Papel - Grupo LeYa]

As oito vencedoras presentes no evento

   Dia 8 de Setembro de 2015 foi, sem dúvida, um dia especial para oito fãs Portuguesas da Trilogia As Cinquenta Sombras de Grey. Nove concorrentes foram escolhidas entre cerca de quatrocentas participações num original passatempo promovido pela editora Lua de Papel. Foi criada uma página no facebook [ Mr. Grey - Portugal], e as concorrentes teriam de convencer Mr. Grey de que estavam à altura de integrar a lista de convidadas especiais deste evento, através de uma conversação mantida em privado.

   As nove concorrentes seleccionadas foram: Vanessa Martins, Elsa Rodrigues, Sandra Raposo, Débora Vicente ( que não pode estar presente, devido a não ter conseguido voo a partir de S. Miguel, Açores), Telma Sofia Silva, Inês Agostinho, Lia de Brito Snow, Ana Sofia Matias e Ana Sardinha Gomes.  Presentes, além das oito vencedoras, que aguardaram por Mr. Grey [o modelo internacional Português Bruno Rosendo, cuja identidade era um dos mistérios mais patentes em toda a iniciativa], estiveram diversos convidados, bloggers literários, comunicação social, no maravilhoso cenário do Heliporto de Algés, numa tarde marcada por classe, glamour e diversão.

    
Mr. Grey preparando-se para entregar os livros às suas fãs mais especiais

   Mr. Grey chegou de helicóptero, e trouxe consigo uma mala cinzenta onde transportava os primeiros exemplares do livro, que foram entregues, em primeira mão, a cada uma das vencedoras do passatempo, juntamente com uma rosa vermelha colocada no interior de cada livro.

O livro em primeira mão, e uma rosa vermelha

      Após o esperado encontro de Mr. Grey com as suas eleitas, José Prata, editor da Lua de Papel, teve oportunidade de apresentar oficialmente o livro - Grey - que corresponde à narração da história de As Cinquenta Sombras de Grey sob a perspectiva do protagonista masculino da famosa trilogia. José prata agradeceu às fãs Portuguesas o destaque concedido aos livros, e assinalou que se trata de uma das séries de livros mais vendidas em todo o mundo e também em Portugal - no nosso país esta série já vendeu mais de 550 mil exemplares, tendo terminado a apresentação com um registo bem humorado, onde convidou todos os presentes a divertirem-se ao estilo de Grey!
  
   Susana Almeida, da Direcção de Comunicação da Lua de Papel, explicou, à conversa com o blog Os Livros Nossos e com o Jornal Diário do Distrito, que a festa de lançamento constituiu uma homenagem a todas as leitoras nacionais, das quais as vencedoras são, no fundo, a metáfora representativa de todo este universo de fãs da série em Portugal.

   
Mr. Grey e as suas fãs

      Após mais uma sessão fotográfica, a festa prosseguiu com Sushi, vinho e cerveja. No final, Mr. Grey abandonou o evento no automóvel da sua preferência - um Audi R8.

     Durante o evento, tivemos oportunidade de trocar algumas palavras com as felizes vencedoras, e deixámos a todas a mesma questão: O que sentiram quando souberam que tinham vencido o passatempo? Aqui ficam os testemunhos:

Vanessa Martins: "Eu quando soube queria começar aos gritos, mas não dava jeito, tinha a minha chefe ali ao pé de mim. Fiquei doida ao saber que tinha ganho."

Elsa Rodrigues: " Fiquei contente, fui a segunda a ser seleccionada. Estou contente, também por ser blogger literária, e por representar também aqui a blogosfera. Depois, pensei que poderia ser entendido que eu teria ganho por ser blogger, mas fiquei descansada quando me apercebi de que tinha participado a título pessoal, e foi nessa qualidade que fui uma das vencedoras." - Elsa Rodrigues é uma das colunistas do Blog Literário Efeito dos Livros.

Sandra Raposo: "Eu estava confiante, sabia ter feito um bom "jogo", mas mesmo assim foi muita sorte ter ganho. Fiquei muito contente." Sandra tem um Blog Pessoal - Oh lala.

 Telma Sofia Silva: "Dei um grande pulo e gritei - Ganhei!  Nunca pensei que ia ganhar, até porque não tenho jeito para engatar gajos, ainda por cima, daqueles", diz divertida a vencedora.

Inês Agostinho: "Participei por acaso, vi alguém que partilhou a página de Mr. Grey - Portugal no facebook, e vi que havia um passatempo. Já só participei nos últimos dias e fiquei muito surpreendida por ter ganho!"

Lia de Brito Snow: "Quando vi o meu nome entre as vencedoras pensava que era mentira. A sério! Primeiro nem estava a acreditar, ver o meu nome foi mesmo uma enorme surpresa."

 Ana Sofia Matias: " Não acreditei. Quando vi o meu nome como vencedora, primeiro estive mais de uma hora e depois é que me convenci e disse - ganhei o concurso"

 Ana Sardinha Gomes:" Sendo a última vencedora a ser anunciada, até esse momento achei que já não teria hipótese. Quando vi o nome dei um grito de libertação. Venci sendo eu mesma, mantendo uma conversa calma, como eu própria, e nunca pensei que seria escolhida."



José Prata, Editor da Lua de Papel, durante a apresentação oficial do livro a todos os presentes [fãs, convidados, bloggers e imprensa]

Tratou-de de um evento muito original, marcado pela elegância, e que revela que a literatura pode reflectir-se como fenómeno social, capaz de exercer um poderoso fascínio sobre os seus adeptos. Goste-se, ou não, da escrita de E. L. James, certo é que estamos perante uma autora influente, que representa um caso de sucesso à escala mundial, e também no nosso país [que a autora já teve mesmo oportunidade de visitar]. 
   A partir de amanhã - dia 10 de Setembro de 2015, Mr. Grey estará à sua espera em todas as livrarias nacionais. Curiosa? Nós também, e  não vamos resistir a esta leitura.

Texto e Fotos: Isabel Alexandra Almeida 
Administradora do Blog Os Livros Nossos
Directora do Jornal Diário do Distrito

Nota de redacção: O blog Os Livros Nossos e o Diário do Distrito agradecem à Lua de Papel o convite para a cobertura do evento, e a oferta de exemplar do livro para leitura e recensão crítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.