segunda-feira, 31 de março de 2014

[Opinião] " Uma história de amor eterno", de Sebastian Cole [Editorial Presença]



Autor: Sebastian Cole

Edição: 04/02/2014

Colecção: Grandes Narrativas [Nº 569]

Páginas: 264

Género: Romance romântico

Saiba mais detalhes sobre esta obra AQUI

Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

   Uma História de Amor Eterno, do autor Norte Americano Sebastian Cole é, como o título não esconde, uma história de amor comovente, terna e surpreedente.

   As personagens centrais são -Noah Hartman -  oriundo de uma abastada família Judia, que  conhecemos já na fase final da vida, internado numa unidade hospitalar, onde recorda o seu percurso pessoal. Noah é uma personagem bastante densa psicologicamente, com a qual facilmente empatizamos. 

  Superprotegido pelos rígidos pais - Miriam e Jerry Hartman, conta com a amizade terna do irmão  Scott e da esposa deste, e encontra em Robin, uma Asistente Social ruiva, exuberante e de estatuto social inferior ao de Noah a sua verdadeira alma gémea, mas tal relacionamento não agrada à família de Noah, em especial à sua tradicionalista mãe Miriam Hartman, uma mulher de forte personalidade, fortemente controladora e manipuladora em relação à vida do filho, e que deseja que este encontre um casamento socialmente correcto, com alguém que seja do seu círculo de relações e que comungue da religião judaica.

   Contra a vontade dos pais de Noah, este e Robin iniciam uma relação onde alcançam o pleno entendimento e uma verdadeira comunhão de almas, até que, subitamente, as coisas escapam ao controlo de ambos, por motivos que, só no final do romance serão desvendados.

   Robin é uma mulher bela, extrovertida, solidária e bastante devotada ao seu trabalho junto dos mais carenciados, mas que esconde uma inquietação interior, uma perturbação psíquica  lhe chega mesmo a ser prejudicial, devido a situações profundamente traumáticas que marcaram a sua adolescência.

   Ao longo da obra, escrita num tom bastante emotivo e até mesmo confessional e intimista, onde acedemos ao mundo interno de Noah, o grande protagonista da trama, através de planos narrativos que percorrem o passado  e que vão fazendo eco do presente, assistimos ao amadurecimento da personagem, à sua reconstrução como ser humano, aprendendo gradualmente a sair da zona de conforto proporcionada pelo entorno familiar, e a arriscar satisfazer os seus próprios sonhos e vontades.

   Robin é uma personagem algo perturbadora, que suscita no leitor sentimentos algo contraditórios,até ao momento revelador em que iremos conseguir contextualizar a sua instabilidade psicológica.

   Ternura, amor, a força do destino, e um final verdadeiramente surpreendente prometem horas de entretenimento a todos os que adoram uma bela história de amor, narrada com sensibilidade e um toque de originalidade.

Classificação atribuída no Goodreads: 4 de 5 estrelas


1 comentário:

  1. Este é um livro que tenho que ler, mas que admito que fiquei com curiosidade para o ler devido especialmente à simpatia do autor xD Mas as óptimas críticas ajudam xD

    Bjs*

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.