segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

[Renda & Saltos Altos] " No Limiar do Desejo", de Eve Berlin [Quinta Essência]



Autora: Eve Berlin

Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]

Edição: Fevereiro de 2014

Páginas: 260

Género: Romance Erótico


Saiba mais detalhes sobre a obra AQUI


Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:


    No Limiar do Desejo, de Eve Berlin, corresponde ao segundo romance da Série erótica contemporânea de Eve Berlin entitulada "Edge" [Limite], cujo primeiro volume De olhos Fechados, foi já editado sob a Chancela Quinta Essência, em 2013.

   Segundo uma estrutura narrativa semelhante ao primeiro romance da série, a acção gira à volta da descrição do relacionamento íntimo que se estabelece entre os dois protagonistas, no cenário da cidade de Seattle, nos Estados Unidos.

   Kara Crawford, uma jovem Advogada em plena progressão de carreira,  encontra-se ainda algo retraída emocionalmente, na sequência de ter visto o último namorado por fim à relação de ambos, apenas pelo facto de a jovem lhe haver confessado o seu interesse por práticas sexuais algo menos clássicas ou ortodoxas, e relacionadas BDSM.  Reencontra, numa festa de uma amiga comum, Dante de Matteo, também ele Advogado, um homem atraente, que fora seu colega no ensino secundário, e que tinha tido uma paixoneta por Kara, a que nunca dera expressão.

   Kara e Dante envolvem-se num escaldante encontro sexual, e o que parecia uma aventura de uma noite, acaba por se transformar numa verdadeira obsessão, num vício de que lhes é difícil prescindir, mas paradoxalmente, ambos receiam entregar-se  à paixão que os começa a envolver, chegando mesmo a negar a si mesmos a hipótese de se apaixonarem.

   Com descrições sexuais explícitas, mas elegantes e envolventes, que fazem passar para o leitor a fortíssima química sexual que emana do casal protagonista, Eve Berlin consegue novamente cativar a nossa atenção, numa linguagem, por vezes crua, mas também elucidativa sobre o mundo interior e o perfil psicológico das personagens centrais.

 Resulta evidente o conflito interior que Kara vivencia, e os seus receios em deixar-se ir numa relação minimamente consistente resultam, por um lado, do recente trauma amoroso sofrido com o final de uma relação, em troca de ter sido sincera ao assumir os seus gostos em termos sexuais, e por outro, todo o mundo psíquico da personagem não é , de todo, alheio a alguma insegurança decorrente do facto de ter sido criada por pais pouco disponíveis psicologicamente para a filha, a quem não valorizavam, e antes rodeavam de exigências a raiar o perfeccionismo, tendo a jovem abdicado da sua paixão pelas artes em prol do Direito, muito por Influência ou mesmo exigência familiar.

   Por sua vez, Dante De Matteo revela-se um homem exigente consigo próprio e com aqueles que o rodeiam, e resiste a uma entrega emocional, sentido uma necessidade constante de se afirmar pelo exercício do poder e controlo, o que, de certa forma, o leva também a assumir a posição de Dominador nos ambientes de prática BDSM que frequenta, nomeadamente sendo cliente do clube Pleasure Dome [sendo também amigo de Alec Walker, o protagonista do primeiro livro da série]. Dante acaba por reflectir, em termos psicológicos, a necessidade de assumir sempre o protagonismo, em vários aspectos da vida (mesmo no profissional), como reacção inconsciente à relação conturbada que teve com os progenitores, demasiado ausentes, e tendo lidado com um pai que chegava mesmo a ser violento, em termos familiares.

   Com o mundo dos afectos, de algum modo, contaminado pelas relações de vinculação perturbadas com os respectivos núcleos familiares de origem, Kara e Dante terão de aprender, por si mesmos, a contornar os seus medos e dificuldades ao nível afectivo, e cabe-lhes decidir se estão ou não preparados para se deixar prender nas teias do amor que, inevitavelmente, e ainda que tentem negar, começa a envolvê-los a pouco e pouco, numa relação que começa por ser física, mas que facilmente evolui para uma cumplicidade muito marcada pela auto-revelação para com o respectivo parceiro, e que é ainda complementada por uma perfeita sintonia entre ambos, ao nível sexual, até porque Dante dará a Kara as condições necessárias para que esta manifeste livremente, e sem se sentir culpada, as suas apetências pela prática de BDSM, um mundo onde dor e prazer caminham lado a lado.

   De leitura rápida, com personagens bem cimentadas e abrindo a janela ao mundo interior das mesmas, sem descurar a vertente fortemente erótica, este é um romance adequado a devorar num canto confortável, neste frio Inverno. 

   Erotismo, cumplicidade, sintonia e amor, são palavras-chave nesta obra, cuja leitura foi bastante cativante.


Classificação Goodreads atribuída: 4 de 5 estrelas

Leia a nossa crítica a "De Olhos Fechados" AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.