sábado, 8 de setembro de 2012

[Secção Criminal] “O Vizinho”, de Lisa Gardner


INFORMAÇÃO

Título: O Vizinho
Autora: Lisa Gardner
Colecção: Crime Perfeito
Editora: Publicações Europa-América
Páginas: 368
 
Sinopse:
 
De uma mestra do suspense, chega-nos esta história de arrepiar, que explora os perigos que estão sempre à espreita, bem mais perto do que imagina. Pois nunca sabemos o que se passa dentro de um lar, até de uma família perfeita, quando as portas se fecham…
Eis o que aconteceu…
Era um caso que iria sem dúvida gerar um frenesim mediático - uma jovem mãe, loura e bonita, desaparece da sua casa no sul de Boston, sem deixar rasto, deixando para trás a sua filha de 4 anos como única testemunha e um marido, tão atraente quanto reservado, como principal suspeito.
Nas últimas seis horas…
Mas, a partir do momento em que o sargento-detective D. D. Warren chega ao pequeno chalé dos Jones, ela tem a sensação de que algo está errado com a imagem de aparente normalidade que o casal tanto se esforçou por manter. À primeira vista, Jason e Sandra Jones eram como qualquer outro casal trabalhador com uma filha de 4 anos para criar. Mas, abaixo da superfície calma, espreitavam as trevas...
Do mundo como o conheci…
Com o relógio a avançar e a vida de uma jovem desaparecida em risco e a tempestade mediática a aumentar, Jason Jones parece mais interessado em destruir provas e isolar a filha do que em procurar a sua «amada» esposa. Estará o marido perfeito a tentar esconder a culpa? E será a única testemunha do crime a próxima vítima do assassino?
Lisa Gardner é a autora best-seller n.º 1 do New York Times, que tem várias obras publicadas, todas reconhecidas como obras de mestria no seu género.
Vive com a sua família em Nova Inglaterra, onde se dedica a escrever o seu próximo livro.

Análise Realizada por: Liliana Novais:

Lisa Gardner é uma mestra do romance policial. Neste livro ela surpreende-nos com reviravoltas inesperadas que nos levam a um final surpreendente, assim que se inicia o livro não se consegue parar de o ler.
O livro relata o desaparecimento de Sandra Jones, ou Sandy como o seu marido, Jason Jones, lhe prefere chamar. Esta desaparece de sua casa sem deixar rasto durante a noite, enquanto o marido trabalha, deixado para trás a sua filha de quatro anos dormindo no seu quarto. Três horas após ter regressado a casa, Jason comunica à polícia o ocorrido.
A investigação avança lentamente enquanto este se recusa a dar mais informações acerca do ocorrido, nem justifica o motivo de ter demorado tanto tempo a comunicar o sucedido.
As personagens são maduras e envoltas em mistério, o qual se adensa com o evoluir da história. Vemos inicialmente uma família feliz, com quem os vizinhos simpatizavam até nos apercebermos que tudo não passa de uma fachada e que a realidade é mais negra do que imaginamos. Cada personagem tem um passado oculto que o leitor tem de descobrir conforme avança na leitura. O que torna o livro ainda mais viciante.
Quanto à estruturação do livro, a escritora conseguiu adensar o mistério não revelando tudo nas primeiras páginas, sentimo-nos como a investigadora, sargento-detective D. D. Warren, que desvenda o ocorrido passo a passo.
Um bom policial, surpreendente do início ao fim. Ideal para os viciados em mistérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.