quinta-feira, 27 de setembro de 2012

[Opinião] Análise literária do livro “Protegida” de Catarina Broco.



Ficha técnica:
Editora: Edições Vieira da Silva
Autor:  Catarina Broco
Coleção:  Ficção
ISBN:  978-989-8545-75-6
Depósito Legal:  344010/12
P.V.P:  € 8.50
Número de páginas: 68

Sinopse:

Estranhos e coincidentes acontecimentos ocorrem na vida de Aleera Luce, uma adolescente italiana, cujo nascimento ficou marcado na cidade de L’Aquila.
Ziel, um rapaz atraente e misterioso, entra inesperadamente na sua vida e altera-a por completo.
Uma história de um amor proibido por vários segredos.
Uma história apaixonante e cativante.
Uma história sobre um mundo que não está longe de ser o nosso.
Uma história que não vai querer deixar de ler.

Análise realizada por Liliana Novais.

“Protegida” de Catarina Broco é o seu romance de estreia Pode classificar-se também conto devido à sua curta extensão, podendo ser tomado como um ponto negativo. A sua brevidade não é sinónimo de falta de qualidade, muito pelo contrário. Este consegue agarrar o leitor, o qual fica com vontade de saber mais acerca das personagens.
O livro começa com um evento catastrófico que leva ao nascimento da personagem principal. Toda a ação ocorre em Itália, podendo estar melhor descrita ao longo do livro. Quando lemos, sabemos que são italianos devido às expressões que usam, como por exemplo “Scusa”, falhando um pouco na descrição.
Aleera é uma jovem que fica fascinada por um estranho que a auxilia nos momentos de maior aflição do livro, o seu nome é Ziel. Órfã, ela vive na sombra de uma mãe que não conheceu e idolatra. Com o avançar da história ela acaba por conhecer melhor o seu passado. E acaba por descobrir o grande segredo de Ziel.
Uma história de amor que cresce nos encontros e desencontros destas duas personagens principais. Ciúmes e desilusões são algo que previsto no desenvolver da história, como muitos outros livros do mesmo estilo. Apesar disso, a autora conseguiu que o leitor se sinta interessado em acabar de ler a história. O enredo evolui a uma velocidade vertiginosa, podendo ter sido em algumas partes mais explorado e desenvolvido. O final deixa a vontade de querer saber mais.
No geral o livro é interessante e de leitura rápida. Apesar do tema já ter sido bastante explorado não é um cliché. 

1 comentário:

  1. Olá Liliana!

    Agradeço a crítica feita! É bom poder saber a opinião dos leitores. Irei estar atenta ao que apontou, por isso agradeço o tempo dispensado na leitura e nas suas palavras.

    Se tiver interesse, informo que já existe "Protegida II".

    Mais uma vez, muito obrigada!

    Catarina

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.