terça-feira, 7 de agosto de 2012

[Gostámos] "A Cidade dos Ossos", de Cassandra Clare


 
Sinopse Oficial

No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…









Opinião

            A Cidade dos Ossos é o primeiro volume da saga Caçadores de Sombras, de Cassandra Clare. Em breve, será feita uma adaptação cinematográfica.  

Confesso que a sinopse não me despertou interesse, de imediato. É vaga e não refere de forma objetiva, nem sequer superficial, a que se refere o livro no seu conjunto. É claro que esse facto pode despertar curiosidade aos leitores, mas talvez não pelas melhores razões. Perguntas como “O que são Caçadores de Sombras?” e “Esta história não será destinada mais ao público adolescente?” pairaram na minha cabeça. Só quando li opiniões sobre estes livros é que fiquei realmente interessada.

Em relação à primeira questão, na história criada por Cassandra, Caçadores de Sombras (Filhos de Nephelim) protegem o mundo contra seres sobrenaturais, como vampiros e lobisomens. Já à segunda pergunta, tenho a dizer que sim, é destinado a um público jovem. Contudo, não creio que exclua o público adulto, até porque a escrita é bastante madura e o enredo adaptado às diferentes personagens que o compõem, isto é, a história apresenta situações dramáticas, sérias, maduras, de diversão, confronto e fuga. Para todas as idades, géneros e feitios. Um aspecto que se pode retirar de tudo isto é que o enredo é bastante envolvente e não tem “buracos” em que a ação estagna.

A ação passa-se em Nova Iorque, em tempo indeterminado, na qual seres humanos (mundis), seres sobrenaturais e Caçadores de Sombras vivem em paz através de um pacto que os dois últimos fizeram com o intuito de alcançar a paz. Todavia, vemos logo no primeiro capítulo que isso não é bem assim. E é aí que entra a sinopse que trata exatamente do início da ação. A personagem feminina principal, Clare, vai à discoteca Pandemonium com o seu melhor amigo, Simon. Lá dentro, vê um rapaz de cabelo azul, segue-o e assiste à sua morte às mãos de três Caçadores de Sombras, Jace e os irmãos, Alec e Isabelle. Supostamente, Clare não deveria vê-los, mas vê. E assim, Clare é arrastada para o mundo sobrenatural que coexiste com o seu. A juntar a este estranho acontecimento, é também obrigada a enveredar numa demanda pela sua mãe quando esta desaparece, juntamente com Jace, Alec e Isabelle.

Quanto às personagens secundárias, gostei de Luke, semelhante a um pai para Clare e do antagonista, Valentine. No geral, gostava de ter visto um maior desenvolvimento sobre as personagens secundárias, mas percebi que o importante não era tanto esse aspecto, mas sim a história por de trás. Também nos é apresentada uma personagem homossexual (não vou dizer qual é, hehe), mas ao contrário do que se lê em outros livros, não há muitas referências a isso que nos possam parecer negativas ou depreciativas.

          Os cenários de Nova Iorque ficaram bem construídos perante a nova realidade e os pormenores criativos adicionados pela autora não deixaram a desejar, pelo menos, a meu ver.

A escrita, como já disse, é madura, mas perceptível aos olhos de qualquer leitor e nota-se uma boa organização interna da sucessão dos acontecimentos (ou seja, tem principio, meio e fim e não nos perdemos pelo meio). A relação entre o leitor e as personagens não é tão próxima como em outros livros, mas permite a absorção dos sentimentos que pairam no ar. Neste tipo de história, o triângulo amoroso é inevitável (ou será um pentágono? Quem ler o livro perceberá a razão desta minha dúvida), mas ficou um tanto diferente do que se costuma ver. Não está muito focada na relação amorosa, mas mais na demanda de Clare pela sua mãe e pelo seu passado.

O final é repleto de suspense e fica uma dúvida angustiante no ar que entrelaça o destino de Clare e Jace.

É fantasia urbana, não diria que tenha sido criada de raiz, como é óbvio, mas ficou bem conseguida. Está recomendado pel’Os Livros Nossos. Principalmente, a todos os amantes do Fantástico.

Ivonne

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.