Sinopse:
Aos seis anos Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, acha que a filha não é sua, mas sim uma intrusa, trocada à nascença no hospital. Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios, um medo enorme, e uma irresistível atração. Finn é um Achador, que a procura há anos. E agora que a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes mentais muito mais poderosos do alguma vez imaginara. Primeira romance da Saga Trylle, Trocada é um fenómeno editorial sem precedentes. A autora foi rejeitada por dezenas de editores. Até que um dia decidiu publicar os seus livros sozinha, e vendê-los em sites, para pagar uma viagem a Chicago. O sucesso foi imediato, vendeu mais de dois milhões de exemplares.
Opinião:
Gostei tanto deste livro, eu já tinha dado uma vista de olhos em ebook mas ler o livro integralmente e em formato papel claro que é diferente. Foi uma leitura muito agradável, o livro é sem dúvida um page turner e quando damos por nós já acabamos de ler :)
A história em si não é nada de novo, o que dá aquele toque especial é a escrita da autora, muito simples, directa, sem demasiadas descrições e mesmo quando elas existem não são maçadoras. Já referi que os primeiros livros de trilogias/séries podem ser maçadores com a introdução de um mundo novo e das várias personagens, mas em 'Trocada' não senti dificuldade nenhuma em compreender a sociedade Trylle, que são nada mais nada menos do que trolls. Se hoje em dia, a concepção que temos por este termo é negativa, os trolls deste livro não poderiam ser mais diferentes. São seres inteligentes e com habilidades que superam as dos humanos. Wendy é uma dessas pessoas,uma adolescente que não se consegue adaptar à vida que leva. Foi abandonada pela mãe, que é maluca e sempre a rejeitou e vive com o irmão Matt e a tia Maggie. Tem uma personalidade forte, é respondona e irrita-se facilmente. Ah e tem uma grande capacidade de persuasão, uma habilidade dos Trylle. Conhece Finn, que foi encarregado de a trazer para o mundo onde ela pertence. Depressa descobre que não é apenas uma troll mas sim uma princesa desta sociedade e que tem um reino para governar.
Para além desta parte sobrenatural da história, há o desenvolvimento de um romance entre Wendy e Finn e gostei muito do explorar desta relação (que ainda tem muito para desenvolver) pois ao contrário da maioria dos livros young-adult, eles não se apaixonam logo, começam por ser amigos e a partir daí é que os sentimentos crescem de amizade para o amor.
Para os amantes de young-adult aconselho a lerem o livro. Certamente irei ler os outros volumes da trilogia.
2º livro da trilogia (Opinião Brevemente)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.