quinta-feira, 11 de outubro de 2012

[Opinião] "O Ritual da Sombra" de Eric Giacometti e Jacques Ravenne (Publicações Europa-América)




Ficha Técnica:

Edição: Set/2012
Páginas: 
384
ISBN: 
9789721061804
Editora: 
Europa-América


Sinopse:
Um thriller cheio de suspense que introduz os leitores nos meandros da maçonaria e estabelece um paralelo histórico com as mais modernas investigações.

Roma. Um arquivista do Grande Oriente é assassinado na altura de uma festa na embaixada francesa, cumprindo um ritual que evoca a morte de Hiram, o lendário fundador da Maçonaria.
Em Jerusalém, um arqueólogo que tem na sua posse uma enigmática pedra gravada tem uma morte semelhante.
O comissário Antoine Marcas, mestre mação, e a sua parceira, Jade Zewinski, são confrontados com assassinos de uma irmandade nazi, a Sociedade Thule, oponente ancestral da Maçonaria.
Sessenta anos após a queda do Terceiro Reich, os arquivos dos mações, que haviam sido roubados pelos alemães em 1940, continuam a fazer o sangue correr…
Mas que segredo intemporal estará escondido entre aquelas folhas amarelecidas?

«[…] uma eficácia incontestável e um perfume de autenticidade […]» Hubert Prolongeau — Première

Livro já publicado em França, Inglaterra, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Rússia, Polónia, Turquia, Brasil e Japão.


Análise realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos.


“O Ritual da Sombra” é um livro que surpreende. Quem está à espera de um livro semelhante ao “Código de Davinci”, engana-se. Este livro é original e tem um enredo próprio.
A história inicia-se em 1945 na Alemanha Nazi do final da Segunda Grande Guerra. Durante toda a trama assistimos ao “confronto” de duas grandes sociedades secretas, a Sociedade Thulle e a Maçonaria. A primeira sabe-se que estava por trás do Nazismo e das SS. A segunda ´bastante conhecida e se procurarmos na net encontram-se imensos sites acerca do assunto. Como todas as sociedades secretas, ambas têm os seus rituais e os seus ideais. A forma como estes são explorados revela o grau elevado de pesquisa que os dois autores realizaram antes de escreverem o texto. O que se torna interessante é como eles conseguiram ligar e fazer a interação entre estas duas sociedades, sem se tornar monótono e sendo funcional.
O livro começa com um ritmo lento que aumenta com o avançar da história, o que faz com o leitor acabe por ficar agarrado à história sem se aperceber. Não pousamos o livro sem saber o que acontece a seguir e rapidamente chegamos ao final.
As personagens são cativantes e envolventes, algumas poderão ser consideradas estereotipadas. E, as principais, apesar de serem totalmente opostas uma da outra, acabam por trabalhar bem em conjunto.
É um livro onde os pormenores são importantes, e os segredos vão sendo revelados aos poucos.  Culminando num final totalmente inesperado e surpreendente.
Começando com a investigação de um assassinato, a história amadurece e torna-se algo maior e mais abrangente. Para os apreciadores de thrillers e para os amantes da maçonaria, é um título a não perder.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.