quarta-feira, 15 de maio de 2013

[Secção Criminal], "Morte com vista para o mar", de Pedro Garcia Rosado [TopSeller]





Título: Morte com vista para o mar

Autora: Pedro Garcia Rosado

Edição: Fevereiro de 2013

Editora: TopSeller

Páginas: 320

Preço: 16,49 €


Crítica por: Cátia Correia/Blog Os Livros Nossos:

"Morte com vista para o mar, é a primeira história de uma nova coleção de Pedro Garcia Rosado, que o autor dedica às investigações de Gabriel Ponte e Patrícia Ponte. Juntamente com a jornalista Filomena Coutinho, com quem formam um triângulo com um passado nebloso..."
«Fazem falta em Portugal policiais do estilo dos criados por Pedro Garcia Rosado.»

Pego nesta afirmação que encontrámos na contra capa, para concordar totalmente com quem a escreveu. É bom lermos policiais portugueses e sobretudo é ótimo ler BONS policiais nacionais, e apraz-me dizer que Pedro Garcia Rosado se encontra nas minhas preferências de escritores.
Depois da triologia Não Matarás, editada pela Asa, eis que nos presenteia com a mais uma série policial, agora editada pela recente TopSeller, iniciada com este: Morte com vista para o mar.
Para quem leu a outra triologia poderá encontrar algumas semelhanças e deve recordar-se certamente de Gabriel Ponte, que em várias ocasiões deu informações ao inspector Joel Franco, protagonista da última triologia.
É Gabriel quem dirige esta nova série, embora não no activo, mas sim como ex-inspector. Outra semelhança que encontrei foi o seu amor leal a uma cadela (tal como acontecia com Joel), a Filó tornou-se na sua única e fiel amiga/ companheira, já que a sua vida pessoal/ amorosa, se desmoronou e nos parece pelo que nos é transmitido, bastante conturbada. Gabriel tem "à sua volta" tanto no coração, como profissionalmente, duas belas mulheres, Patrícia Ponte: ex-mulher e também inspectora e Filomena Coutinho: ex-romance e jornalista sagaz.
Morte com vista para o mar, proporciona-nos mais um belo cenário de crime português, situado nas Caldas da Rainha. E numa zona de belas moradias isoladas, surge um corpo que perdeu a vida à machadada. Gabriel que é praticamente vizinho, é convidado por Patricia para colaborar na resolução do caso, e eis que começa uma viagem pelo mundo da corrupção e lavagem de capital em torno de projecto de um empreendimento turistico nas falésias do atlântico, onde a construção é proibida.
Temos assim apresentado um crime económico onde o dinheiro e os interesses policiticos falam mais alto e passam por cima de tudo e de todos, sejam do mesmo partido ou mesmo da oposição. Situação esta que é denunciada num blogue por alguém anónimo que se diz indignado com esta corrupção.. gostei especialmente deste aspecto, tão comum agora nos nossos dias, e que revela a alta importância dos novos meios de comunicação de massas..
Ao longo das páginas surgem-nos dúvidas, mas também pistas que nos ajudam a montar a puzzle, e gosto especialmente de livros que me façam pensar. No final o crime é resolvido e outros segredos escabrosos desmantelados, mas fica a persistir o "passado nubloso "deste trio - Gabriel, Patrícia e Filomena.
É um livro que se lê muito bem, li-o em dois dias. De negativo destaco apenas um pormenor, é a constante repetição dos nomes próprios dos protagonistas e dos seus cargos, mas para mim com esta qualidade, é um pormenor relativo.
No final somos ainda mimados com o inicio do próximo livros desta série, que se intitulará: Morte na arena, e que segundo consta, será publicado em Setembro deste ano ainda, assim o espero!



1 comentário:

  1. Confesso que estou muto curiosa com este livro, e pelo que li tenho que me aventurar mesmo!
    Uma pergunta, 1º este ou a triologia Não Matarás ?
    Obrigado
    BJS

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.