No passado dia 15/05/2012, estivemos presentes num evento literário muito especial, que decorreu no Forum Fnac Colombo, pelas 18 horas e 30 minutos. A Convite da nossa parceira editorial Planeta estivemos presentes na apresentação do livro "Destinos Interrompidos", de Lissa Price, tendo sido uma ocasião especial, pois contámos com a presença da simpática autora, que esteve à conversa com os presentes, a que se seguiu uma sessão de autógrafos.
A autora e a obra em merecido destaque no Forum Fnac Colombo
Lissa Price foi apresentada por Paula Nascimento, da Planeta Manuscrito, que descreveu "Destinos Interrompidos" como um "mundo distópico peculiar e diferente, situado na Califórnia", após o que passou a palavra à autora.
No decurso da sua Tour Europeia, Lissa Price mostrou-se encantada pelo facto de ter vindo a Portugal e dispôs-se a contar aos presentes a sua experiência enquanto autora, desde a escrita motivada por um "clube de escrita", que ainda hoje frequenta, e que crê, em breve, verá publicados mais autores que o integram, até à publicação da obra.
"Destinos Interrompidos", obra que tem por título original "Starters", encontra-se publicada em cerca de 30 países, e tem por cenário, basicamente, uma Los Angeles do Futuro, sendo protagonista a jovem Callie, de 16 anos de idade, que até há um ano atrás era uma rapariga normal da classe média a viver em Los Angeles, até ter surgido a guerra dos esporos, que matou os pais, pois apenas estavam vacinados os considerados mais vulneráveis - os mais jovens e os mais velhos. Callie tem um irmão com sete anos - Tyler - que padece de uma infecção respiratória, e fez tudo para que não se visse separada do irmão, pois ouviu coisas terríveis acerca das instituições onde são colocados os jovens sem família. É um mundo distópico, onde não é fácil encontrar água potável.
Para conseguir arrendar um apartamento para si e para Tyler, Callie decide contactar a Destinos Primordiais, uma empresa que aluga os corpos de jovens (Iniciantes) a séniores endinheirados (Terminantes). Nas duas primeiras experiências tudo corre bem, mas na terceira situação Callie ver-se-á presa na vida da pessoa que a alugou, e vai avançando de complicação em complicação.
A autora inspirou-se para a escrita desta obra, ao ter sido confrontada, na vida real, com um plano de vacinação insuficiente para cobrir toda a população, perante o qual foi decidido pelas autoridades vacinar apenas os mais novos e os mais velhos, e Lissa questionou-se, perante isto: "E se estivéssemos a falar de uma vacina contra uma doença mortal, quais seriam as consequências?"
Paula Nascimento da Planeta e a autora Lissa Price no Forum Fnac Colombo
Muito simpática e divertida, Lissa Price explicou também como decorreu o seu percurso até se tornar numa autora publicada. Considera importante , no decurso do processo criativo literário, trocar impressões com outras pessoas que estejam a vivenciar a mesma experiência, e faz parte de um clube de escrita.
Através de um site especializado, conseguiu colocar em leilão o seu manuscrito (que havia sido inicialmente recusado em editoras), e ficou surpreendida ao verificar que, no espaço de uma hora, surgiram várias ofertas para trabalhar com o manuscrito até à publicação. Decidiu escolher para agente uma pessoa que já havia conhecido pessoalmente noutra ocasião [três anos antes], e que veio a descobrir ser uma das agentes literárias mais bem sucedidas nos Estados Unidos. A agente pediu-lhe que mantivesse o telemóvel por perto, enquanto apresentava a obra a editoras, e Lissa foi agradavelmente surpreendida ao saber que a obra iria ser publicada pela Random House, para a autora esta foi uma "experiência que mudou a vida", fê-la sentir como se "estivesse a caminhar num conto de fadas", e admite emocionada que teve uma história de publicação marcada pela sorte e pela felicidade.
Momento da sessão de autógrafos, na qual a autora ofereceu aos presentes um marcador da edição original da obra
Em clima de descontracção e partilha, Lissa mostrou-se disponível para responder a questões que os presentes quisessem colocar-se, e por várias vezes a simpatia da autora esteve em destaque, evidenciando boa disposição e demonstrando o quão importante é para si o contacto com os leitores e fãs, sorrindo, Lissa Price admitiu que adora receber feedback dos seus fãs.
Flash Interview:
O blog Os Livros Nossos colocou duas questões à autora, às quais esta amavelmente respondeu:
[Os Livros Nossos]: Lissa, a personagem Callie foi inspirada, em especial, por alguém que tenha conhecido na vida real?
[Lissa Price]: Callie acaba por ser inspirada por alguém com quem contactei num desastre natural, e que incentivei para se recompor e lutar pela sobrevivência, uma jovem que estava a chorar quando cheguei perto dela, e que percebeu que devia lutar pois era uma situação de vida ou morte. E Callie é uma sobrevivente.
[Os Livros Nossos]: Quais as principais vantagens e desvantagens que a Lissa encontra na carreira de escritora?
[Lissa Price]: Boa questão! Ser escritor é o melhor emprego do mundo. Trabalhar em casa, poder trabalhar de Pijama e sempre que eu queira. E é uma enorme satisfação pensar que alguém vai ler aquilo que escrevi. Como desvantagem, aponto o facto de o autor não estar no centro de tudo, no mundo editorial. Há inúmeros aspectos que ficam exclusivamente a cargo do das editoras [por vezes, pode até haver uma má capa, que prejudique a obra, e o autor nada pode fazer quanto a isso], também os prazos de lançamento não passam directamente pelo autor, e por vezes achamos que demora muito tempo a dar a conhecer as obras.
O nosso exemplar autografado pela autora, e o marcador da edição Norte-Americana.
Em visita a Portugal, no âmbito da sua Tour Europeia, o próximo destino de Lissa é o Festival do livro de Turim, em Itália.
Parte da representação da Blogosfera Literária Presente no evento
Um evento literário que correspondeu a uma tarde muito agradável, onde não faltaram os momentos de salutar conversa e convívio com a autora, com Paula Nascimento e Rosária Barreto da Planeta Manuscrito, e com diversas colegas bloggers presentes no evento. O nosso obrigada à Planeta pelo convite endereçado para este momento tão especial e grato.
Ladies & Books: Vera Brandão [Menina dos Policiais] ; Margarida Rodrigues [Tertúlias à Lareira], Sofia Teixeira [Blog Bran Morrighan], Isabel Alexandra Almeida [Blog Os Livros Nossos], Vera Carregueira [Crónicas de uma Leitora]
O grafismo cuidado e a beleza da capa da edição Portuguesa, com a qualidade gráfica a que nos vem habituando o Grupo Planeta Manuscrito.
Saiba mais detalhes sobre a obra no site da Planeta AQUI
Visite o site da autora Lissa Price AQUI
|
Muito bom, estão todas maravilhosas na foto e já vi que foi um evento muito enriquecedor :)
ResponderEliminarObrigado por desvendares mais um bocadinho da apresentação...
ResponderEliminarAndava curiosíssima :-)
Beijokas