segunda-feira, 27 de maio de 2013

[Renda & Saltos Altos] "Todos os Teus beijos", de Laura Lee Guhrke [Quinta Essência]



Autora: Laura Lee Gurhke

Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]

Edição: Maio de 2013

Páginas: 329

Crítica por : Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

   Todos Os Teus Beijos é um romance de época, escrito por Laura Lee Guhrke, autora já conhecida do público Português adepto de romances femininos em ambiente histórico. 

   A acção tem início em Londres, em 1827, onde se assiste a evento fulcral em todo o futuro desenrolar da trama narrativa, quando a jovem Violinista Grace Cheval salva  o aclamado compositor Inglês Dylan Moore de cometer um atentado contra a sua própria vida, ao ver-se perdido por estar atormentado com ruídos que ouve como que dentro da sua cabeça, como sequela de um acidente que sofreu, e que lhe perturba também a actividade criativa, até esse momento, bastante profícua.

   Anos mais tarde, numa festa, Dylan cruzar-se-á com a sua salvadora, que vive em condições de extrema pobreza, e à beira de ter se se prostituir para sobreviver, não concebendo sequer tal opção, e Dylan consegue, a custo, convencer a jovem a ser sua empregada, com as funções de perceptora da filha prodígio do compositor, que lhe aparece na vida de surpresa, mas com inegável génio e talento criativo musical,  que sobejamente comprovam a paternidade.

  Um libertino, um artista habituado a uma vida desregrada, Dylan Moore apaixonara-se por Grace desde o primeiro momento em que esta o salvou, e considera que ela poderá ser a musa inspiradora  que lhe falta nesta fase da sua vida, em que tenta recuperar em pleno os seus dotes musicais.

   Grace é uma mulher trabalhadora, deixada cair em desgraça, pelos rígidos códigos morais vigentes na época, luta para sobreviver com a dignidade possível, e luta consigo mesma para tentar negar o desejo e as emoções  que a arrastam para os braços de Dylan, ao mesmo tempo que tenta impor regras e domar o génio de Isabel, a criança filha de Dylan que este acolheu inesperadamente.

  O livro é de leitura fácil e envolvente, a escrita da autora é apelativa, e acaba por ser fascinante irmos presenciando a crescente tensão sexual entre os dois protagonistas, e a luta de ambos para conter os impulsos, mas até onde irão resistir a cair nos braços um do outro?

  O romance revela-se também especialmente interessante, pela quantidade de detalhes bastante específicos da vida social da época, nomeadamente, os rígidos códigos de honra que se aplicavam a situações de duelo ou combates de boxe, em discórdias que normalmente surgiam nos locais onde os homens procuravam divertimento nem sempre exemplar [por exemplo, em bordeis ou casas de jogos clandestinos].

  Envolvente, rico em detalhes, e com uma fortíssima tensão emocional e sexual entre os protagonistas, levando o leitor a ler rapidamente na ansia de desvendar o final. Personagens com personalidade bastante vincada e descritas de modo completo, e todo o contexto da criação musical como razão de viver de quem possui tais dons criativos, um toque cultural e psicológico que serve para marcar a diferença neste género literário. 

  Doce, romântico e rico em detalhes deliciosos! Um must read, sem dúvida!





   

  
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.