sábado, 19 de janeiro de 2013

[Secção Criminal] "O Império dos Lobos", de Jean Christophe Grangé [ASA]




O Império dos Lobos
Autor: Jean Christophe Grangé
Título: "O Império dos Lobos"
Género: Policial
Editora: Edições ASA
Páginas: 448
Edição: 2005


Sinopse:

No seio da máfia turca de Paris, um empolgante romance do mestre do suspense francês...

Anna Heymes é casada com um alto funcionário do Ministério do Interior. Há mais de um mês que sofre de alucinações terríveis e de crises de amnésia, ao ponto de já não reconhecer o próprio marido e de duvidar da sua honestidade.

Entretanto, o inspector Paul Nerteaux é encarregado de um inquérito respeitante à morte de três mulheres de origem turca que trabalhavam em ateliers clandestinos e cujos corpos foram encontrados atrozmente mutilados. Para se infiltrar no bairro turco, Nerteaux recorre a Jean-Louis Schiffer, um dos seus antigos colegas, conhecido pela sua reputação de polícia implacável.

No decurso do inquérito, eles vão cruzar o caminho de Anna, que recupera pouco a pouco a memória com a ajuda de um psicólogo, descobrindo verdades inacreditáveis sobre o seu próprio passado...


Opinião/Critica por Ângela Costa/Livros Nossos

"O Império dos Lobos", foi a minha estreia com o autor Jean Christophe Grangé. Aconselhado por um amigo, aventurei-me a ler este livro e não fiquei nada arrependida, o livro é muito bom.

A história do livro está dividida em duas partes, escritas alternadamente, que no final se irão cruzar.

Uma das partes, refere-se ao sofrimento vivido por uma mulher - Anna Heymes, que sofre fortes crises de amnésia esporádicas, não reconhecendo rostos de pessoas que supostamente fazem parte do seu dia a dia, por outro lado, existem rostos que lhe são familiares de pessoas que não deveria conhecer. O rosto do seu marido é o que lhe causa mais desconforto, por vezes ela quase tem a certeza que ele é um completo estranho. Preocupado com o seu estado de saúde o marido um alto funcionário do Ministério do Interior, submete-a a um tratamento inovador com um neurologista seu amigo. Mas Anna começa a duvidar do diagnóstico e passa-lhe pela cabeça que possa existir uma conspiração entre os dois e não conformada procura uma psicóloga. Juntas começam uma jornada, no sentido de desvendar o passado de Anna, que cada vez se torna mais esbatido na sua memória, mas nenhuma delas estava à espera daquilo que iriam descobrir.

A outra parte, narra-nos a investigação da morte de três mulheres turcas, que pelo facto de serem trabalhadoras ilegais em França, não é fácil descobrir as suas identidades. Todas elas têm em comum para além da sua nacionalidade, a forma como são brutalmente torturadas e a sua fisionomia. Paul Nerteaux e Jean-Louis Schiffer, os dois detectives encarregados da investigação, vão ter que se infiltrarem no sub-mundo da máfia turca em Paris, para descobrirem a identidade das vitimas, bem como do criminoso.

A uma determinada altura as duas histórias cruzam-se para nos deliciar com um final surpreendente.

Este livro provocou-me uma leitura compulsiva, não tendo vontade de o largar. Passava de uma história para a outra entusiasticamente, sempre ansiosa pelo momento em que ambas se unissem, pois desde o início ficamos com a certeza de que vamos ser surpreendidos.

Adorei "Império dos Lobos" e não vou perder de ler os restantes livros de Jean Christophe Grangé.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.