sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

[Opinião] “Osvaldo enfeitiçador de Cobras e lagartos” de Helena Osório (Animedições)



Ficha técnica:

Autor:   Helena Osório
Ilustração: José Rodrigues
Editora: Animedições
Data de Lançamento: Outubro 2012
ISBN: 9789899644892
Idade Recomendada: + 7 anos
Encadernação:  Capa Mole

Sinopse:

Neste 8.º livro publicado, Helena Osório escreve sobre a terra natal: as aventuras de uma viagem recente a Angola. Entre a memória, a realidade e o sonho, a autora assume o berço na escrita através das cores e das emoções africanas que já antes tivemos oportunidade de ler nos contos «a menina da terra vermelha», patente no 1.º livro intitulado «dos 8 aos 80» (2008); e «o menino do deserto» (2009), que figura no 2.º livro com dois contos, e é reeditado no seu 5.º livro, «viagens de josé pelo mundo dos sonhos» (2010).
«Osvaldo, Enfeitiçador de Cobras e Lagartos. Impressões de uma Viagem à Terra Vermelha - Angola» apresenta histórias vividas e narradas no espaço de um mês e que se podem integrar na literatura de viagem para crianças e jovens leitores (de todas as idades). O capítulo II, de contextualização, nasce a partir da reescrita de alguns «Contos Populares de Angola» (1964), fruto de uma recolha efectuada pelo suíço Héli Chatelain (1859-1908), o qual chegou pela 1.ª vez a este país em 1885; assim como de outros contos e provérbios recuperados de estudos recentes, como «serpentes, cobras e lagartos no imaginário de cabinda» (2011), reescritos com o cunho pessoal de Helena Osório, que nos habituou a uma escrita «africana» feita de fortes sensações e vida.
Um livro ilustrado com fotografias tiradas pela própria autora, nesta que é a sua primeira viagem a Angola, após 37 anos de afastamento. O escultor José Rodrigues, natural de Angola, é o autor da capa. Crianças angolanas e portuguesas, de várias idades, são convidadas a ilustrar cobras e lagartos.
A obra não respeita o novo acordo ortográfico, porque em Angola e Moçambique, este não foi outorgado e África é, afinal, o universo da autora com dupla nacionalidade, filha de pai natural de Luena (Moxico) e de mãe do Lobito, angolanos com ascendência portuguesa.

Análise realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos.

No seu mais recente livro, acompanhamos Heleno Osório numa viagem às suas origens, em Angola. Todos nós conhecemos o drama daqueles que ficaram conhecidos como retornados (ou refugiados, no caso de Helena Osório), durante a década se 70 e de 80, alguns de nós na primeira pessoa e outros através de pessoas conhecidas. Esta crítica para mim é mais pessoal. Já que o meu Pai foi uma dessas pessoas.  Esta critica para mim mais ser mais pessoal. Já que o meu Pai foi uma dessas pessoas. Ele sempre disse que Angola se entranha na alma de uma pessoa e sofria com as más notícias que de lá transpareciam. Esse sentimento que era um misto de tristeza e esperança, e a autora consegue transmitir ao leitor esse mesmo sentimento.
Enquanto livro infantil, temos contacto com uma cultura diferente. Mas como a autora diz é um livro para todas as idades. O livro é adornado por imagens belíssimas tiradas pela autora, durante essa viagem.
Ela também nos conta algumas histórias populares angolanas repletas de magia e de sentido moral.
O livro é bastante apelativo visualmente e o conteúdo interessante, escrito numa linguagem simples e acessível.
“Osvaldo enfeitiçador de cobras e lagartos” é um livro que nos leva numa viagem até uma terra distante onde a chuva é quente e a terra dourada. Do pôr-do-sol vermelho que inflama todo o céu.

1 comentário:

  1. Olá,
    Deixei um selinho para este cantinho no meu blog.

    Bom fim-de-semana e boas leituras!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.