quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

[Opinião] “Incesto” de Mário de Sá-Carneiro (Coisas de Ler)

 

Título: Incesto
Autor: Mário de Sá Carneiro
Editora: Coisas de ler
Número de páginas: 94
Edição: Junho de 2005

Sinopse:

Haverá limites para o amor? Em “Incesto”, Mário de Sá-Carneiro faz-nos refletir sobre esta questão, através dos sentimentos de um pai que acaba por chegar à conclusão de que, por vezes, o sacrifício supremo poderá ser também uma grande prova de amor.

Análise realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos.

   Mário de Sá-Carneiro é frequentemente referido como o amigo de Fernando Pessoa. Esquecemo-nos facilmente do seu valor enquanto escritor. Por isso trazemos hoje uma novela deste autor.  
  Em “Incesto”, o autor faz uma critica voraz à sociedade da época e às relações familiares. Numa linguagem, que é surpreendentemente actual. As suas personagens são ricas e complexas, vivendo intensamente os seus dramas e conflitos interiores.
   Um livro pequeno, de leitura rápida mas de elevada profundidade. Uma autêntica viagem à alma de um ser humano. O qual é levado aos limites da sanidade. Será que Luís de Monforte superará todas as provações que a vida lhe imporá?
   O tema do incesto é abordado de uma forma sublime, discreta, com jogos de palavras exímios.
   Um clássico da literatura portuguesa que se recomenda ler, deixa-nos a pensar na nossa própria vida e nas palavras do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.