sábado, 8 de dezembro de 2012

[Opinião] “As Filhas do Assassino” de Randy Susan Meyers (Editorial Bizâncio)



Ficha Técnica:

Autor: Randy Susan Meyers
Data 1ª Edição: 2010
ISBN: 978-972-53-0457-0
Nº de Páginas: 368
Colecção: Montanha Mágica
Editora: Editorial Bizâncio

Sinopse:

A infância de Lulu e de Merry nunca fora ideal, mas na véspera da comemoração do 10.º aniversário de Lulu, o pai transforma-lhes a vida num pesadelo. Lulu estava avisada de que não deveria deixar o pai entrar em casa, mas quando este bate à porta, embriagado, não consegue ignorá-lo. O pai entra à força e Lulu percebe, horrorizada, que está a agredir a mãe. Corre a pedir ajuda e, de regresso, descobre que o pai assassinou a mãe, apunhalou Merry, a irmã de 5 anos, e em vão tentou suicidar-se. Durante trinta anos, as irmãs tentam perceber o que lhes aconteceu. O pai encarcerado é um espectro nas suas vidas, uma sombra que pesa em todas as opções que fazem. Uma finge que ele está morto, a outra sente-se compelida — por medo, por obrigação — a manter contacto com ele. Ambas têm pavor do dia em que lhe for concedida a liberdade condicional.

Análise realizada por Liliana Novais/Os Livros Nossos

Um livro emocionante, comovente e surpreendente. Enfim, penso que há imensos adjectivos para definir este excelente livro. É viciante desde as primeiras palavras, é uma história excepcional e muito bem escrita.
Randy Susan Meyers traz-nos a história de duas irmãs Lulu e Merry, que crescem com o estigma do seu pai ter assassinado a mãe de ambas, tendo uma mesmo sido atacada por ele. Sofremos com elas o que isso significa. Serem tratadas como projectos de assassinas e como se fossem culpadas pelos actos deste.
As irmãs desenvolvem formas diferentes de lidar com a situação. Lulu, é a irmã que cresce mais rapidamente tomando a responsabilidade de cuidar de Merry. Esta última, também vítima de seu pai, cresce com os complexos de ter ficado marcada e de não se lembrar do sucedido, é mais frágil que a sua irmã e a sua vida vai ter imensos percalços.
A pergunta que tentamos responder quando lemos este livro é: Será que as duas vão ultrapassar o que aconteceu naquela fatídica noite?
Todas as personagens estão bem escritas e não só assistimos ao desmoronar do mundo de duas crianças como também o de uma família completa.
Um livro que recomendamos vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.