sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[Renda & Saltos Altos] "Fama, Amor e Dinheiro", de Menna Van Praag [Quinta Essência]



Autora: Menna Van Praag

Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]

Edição: Setembro de 2011

Páginas: 160

Género: Romance

Saiba mais detalhes sobre a Obra AQUI

Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

    Fama, Amor e Dinheiro é o segundo romance de Menna Van Praag editado em Portugal, com a chancela da Quinta Essência.
   Trata-se de um romance feminino, mas desengane-se quem espera ler mais um romance banal, e de consumo imediato, que não deixa marcas na mente do leitor.

   Numa escrita simples, envolvente, e imbuída de elevada sensibilidade, a autora leva-nos a acompanhar a vida de uma jovem escritora britânica - May Fitzgerald, que encontra agora uma existência quase idílica na Cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, onde vive com o namorado Ben, ajudando-o a gerir a livraria [um negócio de família], divulgando o primeiro livro [que publicou em edição de autora e que vê agora conseguir levá-la a outro nível, em termos editoriais].

   May realiza encontros com leitores, promovendo os hábitos de leitura e trocando experiências, em especial , com mulheres que se conseguem rever na sua própria experiência relatada em livro, onde se denota um passado algo complicado, no qual enfrentou problemas de excesso de peso, baixa auto-estima, forte e excessiva dependência relacional [redundando em relações amorosas pouco duradouras e condenadas ao fracasso, muito devido à instabilidade psiquíca de May].

  Mas eis que quando tudo parece correr na perfeição, May receia que tudo o que valoriza lhe seja tirado, e terá de aprender a tomar as opções mais racionais para o seu percurso de vida, interiorizo que o ser humano é avesso à perfeição [por natureza] e que todos temos de aprender a viver com os nossos defeitos e virtudes, e aceitarmo-nos a nós mesmos em toda a plenitude, para que quem está connosco na vida e para a vida possa também amar-nos para o bem e para o mal.

  A vida é uma luta constante por sonhos, e implicará necessariamente passos mais duros e até mesmo dolorosos em busca daquilo que muito desejamos, sejam tais desejos um amor, uma carreira, ajudar os mais necessitados, passar uma mensagem positiva e de esperança e coragem, sendo estas as palavras essencialmente evocadas por este livro pleno de ensinamentos na sensibilidade e doçura que transparecem nas suas páginas.

   Optimismo, sabedoria, sonho e realização, aprendendo a vencer obstáculos, é esta a grande mensagem de um livro pequeno mas marcante.

   Uma boa leitura para uma tarde de Verão, antes de retomarmos o ritmo acelerado do regresso de férias!


1 comentário:

  1. Da autora ainda só li "Homens, dinheiro e chocolate", aerá que este livro é muito diferente da outra história?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.