Título: As Raparigas Esquecidas
Título Original: De Glemte Piger
Autora: Sara Blæ
del
Edição: 20 de Junho de 2016
Editora: Topseller [Grupo 20/20]
Páginas: 304
P.V.P.: 17,69€ (IVA incluído)
Classificação Atribuída no GoodReads: 4/5 estrelas
Género: Thriller Nórdico
NAS LIVRARIAS A PARTIR DE 20/06/2016
Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:
As Raparigas Esquecidas corresponde à chegada de uma nova autora do thriller nórdico a Portugal, sendo Sara Blædel considerada a "Rainha Dinamarquesa do Crime", a verdade é que este promete conquistar muitos leitores entre os adeptos deste género literário com especificidades que já o distinguem entre outros do mesmo segmento.
O livro transporta-nos a uma região da Dinamarca, onde vamos encontrar uma equipa de investigação a braços com um denso mistério que rodeia a identidade de uma mulher que foi encontrada morta na Floresta.
Louise Rick é a investigadora que se encontra numa fase de transição profissional, sendo a recente directora técnica de uma nova unidade de investigação cujo trabalho será avaliado de perto pelas chefias, determinando-se a sua manutenção ou possível extinção - a Agência Especial de Busca. Eik Nordstrom ser+a o parceiro de investigação de Louise, a protagonista da trama. Com uma postura pessoal algo descuidada e nada regrada, Eik irá revelar-se um profissional extremamente determinado e competente, para espanto da colega que, para iniciar o trabalho de equipa, vê-se forçada a ir buscar Eik a um estabelecimento que mais parece um antro de perdição, imerso numa nuvem de fumo e de odores etílicos.
Cruzando-se com uma investigação de violação e homicídio na Floresta perto de onde Louise residiu na sua infância e adolescência, caberá a Eik e a Louise descobrir a identidade de uma mulher que aparece morta na floresta, perto do local do primeiro crime, mas que parece ter sido vítima de acidente. Ao ser publicada a foto da desconhecida um telefonema dará as primeiras pistas para a descoberta da verdade, e muitos segredos começam a vir à tona.
A autora apresenta-nos protagonistas fortes, determinados mas encontramos em Louise Rick uma pessoa que transporta consigo o duro peso de um passado perturbador que ainda não conseguiu ultrapassar, apesar de ser dedicada ao filho adoptivo Jonas (um jovem com talento musical) e de contar com o apoio de um simpático vizinho e da melhor amiga - Camilla - jornalista em vias de contrair casamento com um milionário Norte-Americano, uma mulher impulsiva que se debate com alguma ansiedade perante a ideia de deixar de trabalhar, sendo viciada na adrenalina de um bom furo jornalístico.
Eik é também uma personagem densa, há alguma aura de mistério à sua volta (e teremos direito a algumas revelações interessantes), mas tolera na perfeição algum mau humor de Louise, mostrando-se compreensivo perante a pressão em que ambos se vêem forçados a trabalhar.
Nota-se uma química de atracção entre os parceiros de investigação, o que vem conferir um colorido adicional à trama.
Está muito bem conseguida a descrição do tratamento cruel e discriminatório que era dispensado a pessoas portadoras de deficiência ou doença mental que eram totalmente retiradas da vida em sociedade e de família e presas em instituições com contornos, no mínimo, obscuros e sinistros, este contexto é plasmado pela autora no imaginária Eliselund, isto num passado não assim tão distante, que na narrativa se situa nos anos entre os anos 80 a 90.
A violência das descrições das cenas de crime e do modus operandi do assassino, a dúvida quanto à identidade deste que baralha o leitor ao longo de todo o livro até ao desenlace final. A crueza de algumas cenas e do próprio enredo satisfaz os leitores mais exigentes quanto a este género literário.
Uma história verosímil, cruel, narrada num ritmo trepidante e que concilia a investigação criminal com os dramas pessoais de forte pendor emocional dos protagonistas tem tudo para nos agarrar, e a verdade é que... será crime não ler este livro!
Nota: o Blog Os Livros Nossos agradece à Topseller a disponibilização de exemplar de avanço para a leitura e analise crítica desta obra.
Parece ser um bom livro, vou procurá-lo...
ResponderEliminar