Título: Crime de Luxo
Autora: Ngaio Marsh
Colecção: Crime à hora do Chá [Nº 3]
Editora: Asa [Grupo LeYa]
Páginas: 376
Preço: € 14,90
Género: Policial
Saiba mais detalhes sobre esta obra AQUI
Crítica para o blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:
Crime de Luxo, de Nagaio Marsh é um romance policial com todos os ingredientes e características próprios de um verdadeiro clássico deste género literário tão diversificado no estilo, cenários e tempo da narrativa.
Corresponde ao terceiro volume da Colecção "Crime à hora do Chá", com chancela da ASA, e foi uma agradável surpresa pela forma como me fez mergulhar de volta neste género que há algum tempo não lia.
Vamos encontrar um leque bastante alargado de personagens, no seio da Alta Sociedade Londrina nos anos 30, com uma deliciosa riqueza de pormenores e um toque de sábia e irónica crítica social, a um certo modo de vida das classes mais altas, que escondem, por vezes, segredos perigosos no interior das belas mansões e animados salões de baile, onde as jovens casadoiras competem entre si pelo encontro com o desejado marido que proporcione um casamento favorável à posição social e às finanças, em cada nova época social.
A personagem central é o charmoso, ousado e perspicaz Inspector da Scotland Yard Roderick Alleyn, também ele membro da alta sociedade Britânica, secundado pelo Colega Fox.
Sendo descoberto um perverso plano de chantagem que começa a fazer vítimas entre damas de elevada condição social, Alleyn conta com a ajuda do seu velho e querido amigo Lord Robert Gospell, também conhecido por "Bunchy", que terá um papel muito importante no desenrolar da narrativa.
Até que, na sequência de um baile organizado por Lady Evelyn Carrados, o pior acontece, e vai implicar todos os esforços da policia para descobrir o responsável por actos hediondos.
No decurso das investigações, e enquanto as várias personagens vão prestando declarações, o leitor tem oportunidade de conhecer um grupo bastante característico de personagens bem diversas, mas que frequentam o mesmo mundo social, os alpinistas sociais e novos ricos, a aristocracia e todos os seus estreitos códigos de conduta que ocultam segredos, a tradição mantida pelos mais velhos, os jovens sonhadores, irresponsáveis e que vêem despontar paixões vigorosas... numa galeria de personagens elegante e brilhantemente elaborada.
Não faltam as referências às actividades de lazer da época, como concertos, bailes e convívios entre amigos e familiares, ou a frequência de clubes de diversão nocturna.
E para as almas mais românticas, a autora nem sequer se esqueceu de trazer para a narrativa, os esforços do nosso galante Inspector Alleyn para conquistar a sua apaixonada, a Pintora Agatha Troy, uma jovem moderna e inteligente.
Nota máxima para uma obra que certamente cativará adeptos do género policial, e em especial, será certamente do agrado dos vários fãs de Agatha Christie, sendo um verdadeiro clássico do policial.
Gostei e espero ansiosamente pela continuidade desta colecção de excelência, que venha o próximo crime...à hora do Chá!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.