domingo, 12 de janeiro de 2014

[Renda & Saltos Altos] Uma Duquesa em Fuga, de Jennifer Haymore [Planeta]


Título: Uma Duquesa em Fuga [House of Trent # 1]

Autora: Jennifer Haymore

Editora: Planeta

Páginas: 312

Lançamento: Janeiro de 2014

Género: Histórico/Sensual

Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

   Uma Duquesa em Fuga, de Jennifer Haymore, corresponde ao primeiro romance da série House Of Trent, da autora Norte Americana já conhecida do público Português pelos romances "Um Toque de Perversão" e "Um Toque de Escândalo."

   Neste romance histórico, com cenário na Inglaterra do Século XIX, somos apresentados a uma família aristocrática britânica tudo menos convencional, mas na qual, conforme decorrerá de leitura  verdadeiramente compulsiva das páginas deste livro, se encontram bem evidentes os sentimentos de solidariedade e união familiar.

   O protagonista masculino é Simon Hawkins, duque de Trent, o mais velho dos filhos varões de entre a descendência dos Duques de Trent. Um homem atraente, de firmes princípios e convicções, aparentemente pouco permeável a emoções, mas que vive um conflito interior devido ao peso da responsabilidade que sente sobre os seus ombros, na medida em que procura ultrapassar os rumores e escândalos comentados em sociedade pelo comportamento pouco acertado de seus pais, o duque (já falecido) e a duquesa viúva de Trent.

   Sarah Osborne, a filha do Jardineiro de Ironwood Park - a propriedade campestre dos Trent - conheceu Simon ainda em tenra idade, quando este a socorreu de uma queda acidental, e acabou por ser educada com os irmãos Hawkins, como se fosse mais um membro da família, embora, na prática, todos sintam que, socialmente, Sarah pertence a um estatuto social bastante inferior, com todas as implicações que tal possa ter no seu futuro.

   Um súbito e misterioso incidente envolvendo a duquesa Viúva de Trent, leva Simon a acorrer de urgência a Ironwood Park, convocando a presença de todos os Irmãos - Esme, Sam, Theo, Mark e Luke - cada um deles dono de uma personalidade bastante específica, mas com um comum sentido de união familiar que acaba por suplantar conflitos.

   Esme é uma jovem algo desajeitada socialmente, que adora a vida no campo, receando enfrentar mais uma saison social nos salões Londrinos, onde é suposto mover-se adequadamente e integrar o chamado "mercado do casamento", encontrando um esposo entre os membros da aristocracia. Simon decidirá encaminhar a jovem para Trent House (a residência Londrina da família), com o suporte essencial de Sarah Osborne, entretanto promovida a dama de companhia da jovem.

   Sam, leva uma vida algo simples, e regrada, estando ao serviço da Coroa Britânica, mas acedendo ao chamado perante uma crise familiar que envolve a matriarca da família.

   Luke é o descendente menos regrado da família, leva uma vida dissoluta, por entre clubes nocturnos, ambientes duvidosos e consumo exagerado de alcóol, como se procurasse, sem sucesso, um objectivo válido pelo qual lutar e construir uma vida válida e consentânea com o seu elevado estatuto aristocrático.

   No meio da crise, cedo Sarah e Simon se apercebem de que entre ambos existe um forte amor proibido pelas estreitas e rígidas regras da sociedade de então, estarão ambos dispostos a lutar por este amor?

  Segredos familiares do passado levam a que Simon tenha de enfrentar a pressão de uma chantagem inesperada que pode alterar todo o caminho que, em consciência, sabe que muito deseja seguir em direcção à sonhada felicidade, ainda que esta implique romper com normas e tradições.

   Com uma linguagem correcta, um ritmo narrativo bastante rápido, a minúcia dos deliciosos detalhes inerentes às normas sociais, e à vivência própria de cada classe social, a que se somam personagens bastante densas e bem construídas, com personalidades bem vincadas, com heróis e vilões, amores e segredos, mistérios para resolver, e twists fascinantes, Jennifer Haymore brinda-nos com mais uma excelente saga familiar em pano de fundo histórico.

   As personagens levam-nos a empatizar com os seus dramas e emoções, e é impossível não vibrar com as cenas plenas de amor,sensualidade e erotismo que surgem inseridas no momento correcto ao longo da narrativa.

   Uma combinação perfeita de história, mistério, suspense e um grande amor capaz de nos fazer suspirar.  Um page turner poderosamente viciante, onde Jennifer Haymore prova que tem um estilo muito próprio e envolvente de contar belas histórias românticas, enriquecidas com todo um sem número de detalhes.

   Que venha sem demora a continuação desta série. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.