quarta-feira, 3 de abril de 2013

[Renda & Saltos Altos] "Valentina - O lado Obscuro do desejo, de Evie Blake [Editorial Presença]



Autora: Evie Blake


Colecção: Grandes Narrativas [Nº 543]

Edição: 07/03/2013

Páginas: 352

Género: Erótico


Crítica por Isabel Alexandra Almeida / Blog Os Livros Nossos:

Valentina - O lado Obscuro do Desejo corresponde ao primeiro romance de uma trilogia erótica surpreendente.

   A protagonista - Valentina - uma jovem fotógrafa de Moda, natural de Milão, sendo uma personagem inspirada assumidamente na heroína de uma Banda Desenhada de Guido Crepax.

   Esta obra destaca-se, desde logo, por uma escrita muito cuidada e elaborada, que chega mesmo a conter fragmentos de prosa poética.

   Valentina, a personagem central, é uma jovem moderna, ousada, mas que vive um incessante conflito psíquico interno, na medida em que se mostra plenamente apta a experienciar várias formas e abordagens do amor físico, mas encontra-se em clausura emocional, sendo incapaz de viver plenamente uma relação sob o ponto de vista afectivo, pese embora acabe por se apaixonar pelo amante, o enigmático e atraente crítico de arte Theo Steen.

  Por sua vez, Theo Steen pretende manter com Valentina uma relação mais estável, e irá proporcionar à jovem a oportunidade de testar os limites do seu desejo, deixando-lhe (num momento em que se ausenta) um album com fotografias eróticas vintage, e providenciando o acesso da fotógrafa a um clube privado e secreto no qual os clientes podem dão livre curso à mais variada tipologia de fantasias e experiências sexuais, sem quaisquer pudores ou receios.

  Sob a orientação do gerente do Clube - Leonardo - Valentina alcança a plena libertação sexual, e em simultâneo, a ausência física do amante (Theo) desperta na jovem uma onda crescente de desejo,nascendo, sem que esta se aperceba inicialmente, o vínculo emocional que o qual a jovem têm sérias dificuldades em lidar.

   A incapacidade de Valentina em manter e alimentar um vinculo emocional pode ser atribuída à relação fria e distante com a sua egocêntrica mãe - Tina - uma famosa fotógrafa que foi um ícone da sua época.

  Noutro plano narrativo, que a autora sabiamente alterna com o plano da actualidade, iremos acompanhar a história de Belle, uma mítica cortesã da Cidade de Veneza ( na época de Mussolini) que é o alter-ego da Polaca Ludwika Brezinska, uma jovem forçada pelas circunstâncias a contrair um casamento infeliz  e pautado pela violência e incompreensão com um abastado empresário.

   Assumindo a vivência de Belle, Ludwika leva uma vida dupla, sendo famosa como uma cortesã capaz de satisfazer as fantasias mais inusitadas dos seus vários clientes. Mas a dado momento, Belle é surpreendida pela chegada do Marinheiro Santos Devine, e ambos , na sua imperfeição, contra todas as expectativas e limites impostos pelas histórias de vida e pelos contextos sociais, irão encontrar o amor em todo o seu esplendor e beleza, e numa forma que vai bem mais além da componente física (embora esta seja marcada por um forte erotismo) numa fusão de duas almas.

   Caberá aos leitores desvendar inúmeros mistérios, e nem sequer faltam à obra surpreendentes twists finais, com momentos de acção. Curiosa e bem conseguida é a ligação entre as duas personagens inseridas em distintos tempos narrativos.

   Em suma, cenários carregados de profundo erotismo, emoções e sensações à flor da pele e uma escrita irrepreensível e imbuída de qualidade literária, é o que podemos encontrar neste romance de excelência.

   Esta obra promete arrastar o leitor para um verdadeiro caleidoscópio de emoções, fá-lo-á atrever-se a mergulhar no imaginário erótico e a reflectir acerca dos cambiantes e limites do desejo humano.



  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.