quinta-feira, 17 de setembro de 2015

[Renda & Saltos Altos] "Grey", de E. L. James [Lua de Papel]

Ficha Técnica:

Título: Grey

Autora: E. L. James

Editora: Lua de Papel [Grupo Leya]

1ª Edição: 10 de Setembro de 2015

Nº de Páginas: 608

Preço: 18,80€ (s/desconto) ou 16,92€ (c/ 10% de desconto)

Género: contemporâneo/romance erótico

Saiba mais detalhes sobre a obra, e como a adquirir online clicando AQUI

Leia a nossa reportagem especial acerca da festa de lançamento do livro em Portugal: AQUI

Veja a nossa foto-reportagem do lançamento no Facebook, na página oficial do Blog Os Livros Nossos AQUI


Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:


   Grey corresponde ao quarto título da célebre e aclamada série erótica "As Cinquenta Sombras de Grey", da autora E.L. James, que viria a transformar-se num verdadeiro fenómeno literário, entretanto já adaptado para o cinema. Este novo título trás de novo perante as leitoras a incomum história de amor entre o milionário Christian Grey, figura que, goste-se ou não, e concorde-se ou não, faz já parte do imaginário de muitas leitoras, quer em Portugal, quer pelo mundo fora, e da Estudante de Literatura Anastasia Steele. O marca diferenciadora desta narrativa é o facto de a escutarmos tendo por narrador o protagonista masculino, Mr. Grey himself, que assim partilha com o mundo a sua perspectiva pessoal e intimista sobre o seu envolvimento com Miss Steele.

   Neste livro denota-se uma escrita mais amadurecida por parte da autora, comparativamente com o estilo narrativo do primeiro título da série, mas este detalhe pode também corresponder ao facto de, apesar de ter tido um passado que ainda se reflecte negativamente no seu presente, Christian Grey se revelar, também ele, uma personagem mais madura em termos psicológicos do que Anastasia, quanto mais não seja, pelo própria experiência de vida acrescida, e por todos os desafios que já teve de enfrentar.

   Christian luta consigo mesmo, questiona-se acerca do que o encontro com Anastasia o faz sentir de novo, e nem sempre se reconhece nas suas atitudes e impulsos, o que é particularmente difícil para um homem assumidamente maníaco do controlo, e que se arrogava a pretensão de estar fechado a sentimentos como o amor e a sensações como o toque.

  Anastasia marca, na vida de Christian, toda uma possível e provável mudança de perspectiva em termos daquilo que este procurará numa relação amorosa, já que o fascínio perante a ingenuidade, a inteligência e o carácter desafiador da jovem, conjugados com a sua simplicidade, levam-no a transpor as fronteiras de uma relação de mera objectificação sexual com a jovem.

   Todavia, Grey não perde totalmente a sua identidade, apenas evolui em termos relacionais ao expandir o seu mundo de afectos, na medida em que deseja ardentemente ser capaz de introduzir Anastasia no seu mundo, ou seja, o lugar secreto e confidencial de uma sexualidade vivida segundo os parâmetros do estilo de vida BDSM, onde dominador e submissa encontrem um equilíbrio entre os limites de cada um, dai retirando satisfação mútua.

   Num ritmo narrativo bastante rápido, que torna o livro de fácil e envolvente leitura, iremos também encontrar também alguns indícios acerca da complexidade psicológica de Mr. Grey, que surge assim mais humano e, logo,  menos perfeito, menos estereotipado.

  A obra inclui descrições explícitas de teor sexual, que não chocam, dado o contexto em que se mostram inseridas, e tratando-se, como é assumido, de um romance erótico, sendo evidente a química sexual entre os protagonistas, e um caminho de mútua descoberta sensual, sensorial e emocional que os mesmos cruzam, embora não alheios a receios, falhas, mal entendidos e imensas dúvidas.

 Controlo, confiança, descoberta, aceitação e limites são palavras-chave nesta relação intensa entre dois protagonistas tão diferentes!

  Anastasia Steele também é mostrada às leitoras sob uma perspectiva mais aprofundada, conseguimos aperceber-nos de que a jovem, pese embora seja muito ingénua, é inteligente, espirituosa, orgulhosa, e tem sentido crítico e uma nítida sensibilidade que a faz intuir o que há em Christian para além da persona que ele tão habilmente construiu à sua volta para consumo público.
  
  Um must read para as fãs da série, até porque foi a seu pedido que a autora decidiu escrever este livro.

   E quiçá, uma oportunidade para cativar novas leitoras que, como eu, possam não ter entrado tão bem na perspectiva de Anastasia inerente aos primeiros livros da série, talvez porque idealizássemos uma protagonista feminina menos imatura e menos ingénua, mas vendo bem, são precisamente estas características que distinguem Miss Steele de outras heroínas de romance erótico.

  E eis-me rendida, finalmente, aos encantos de Mr. Grey, e à história de amor entre este e Miss Steele! 


  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.