segunda-feira, 29 de junho de 2015

[Thriller]"Wayward Pines - Paraíso", de Blake Crouch [Suma de Letras]



Ficha Técnica:


Título: Wayward Pines - Paraíso

Autor: Blake Crouch

Editora: Suma de Letras

Edição: Abril de 2015

Páginas: 336

Género: Thriller/Suspense/Distopia

Classificação atribuída no GR: 5/5 estrelas





Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos



Wayward Pines - Paraíso, de Blake Crouch, é o primeiro livro de uma trilogia que combina suspense, terror e um mundo distópico, e que serviu de inspiração a uma série televisiva actualmente em exibição na FOX.

   Ethan Burke, um agente dos serviços secretos norte-americanos, ex-combatente nas duas guerras do Golfo Pérsico, é incumbido de viajar até à pequena cidade de Wayward Pines, na companhia de um colega, para que ambos investiguem o paradeiro de dois colegas desaparecidos no local.

  Burke e o colega sofrem um grave acidente, e a partir dai nada mais será igual nos respectivos cursos de vida.

  Internado num hospital de ambiente estranho, onde abundam corredores vazios, e sendo alvo dos cuidados da enfermeira Pam - Ethan Burke vê-se inserido numa comunidade aparentemente paradisíaca, mas onde em breve irá descobrir que nada é o que parece, começando por ver-se destituído da sua identidade, na medida em que depressa assume uma postura de clandestinidade, pois perde o acesso aos seus documentos, não logrando contactar com o exterior, e sendo atormentado por sombras do passado, nomeadamente, traumas de guerra (onde foi feito prisioneiro) sente a falta da esposa - Theresa, e do filho Ben, que pressente que estejam em cuidados perante a sua ausência prolongada.

Burke encontra uma comunidade aparentemente perfeita, mas cedo se apercebe de que a perfeição é meramente ilusória, não sendo viável o contacto com o exterior da Cidade, e chegando mesmo a duvidar da sua própria sanidade mental. Ainda assim, encontrará oponentes perigosos e poderosos - Pam e Arnold Popper (Sheriff) - figuras ambíguas - de que é exemplo o Dr. Pilcher, e também inusitados aliados - como a doce Beverly.


  O autor soube criar uma atmosfera verdadeiramente misteriosa, pois o suspense aumenta a cada virar de página do livro, sendo o leitor assaltado pelas mesmas dúvidas que perseguem o agente Burke, que se vê arrastado para uma situação de cariz verdadeiramente Kafkiano, chegando a duvidar de si mesmo. E a acção desenrola-se a um ritmo frenético envolvido em suspense, acção, violência, perigos mais e menos evidentes, até ao climax do primeiro livro, que nos deixa perplexos com um brilhante e engenhoso Twist final, na expectativa do que se seguirá.


Uma trama a fazer lembrar séries de culto como Twin Peaks ( da qual o autor era fã confesso) ou a atmosfera de conspiração, ficção científica, suspense e interrogações filosóficas e políticas no universo alternativo de Ficheiros Secretos (também exibida pela Fox há alguns anos).

   Na verdade, a narrativa pode ser alvo de diversas leituras, tendo também subjacente alguma crítica social e política, assim como suscita importantes reflexões sobre a natureza humana, numa raiz mais filosófica.

   Adorámos e queremos mais.

Para quem ainda tenha dúvidas, vale a pena ler os livros e ver a série televisiva, visto que existem diferenças entre ambos os suportes.





1 comentário:

  1. eu já li esse livro e gostei muito... mas queria saber se o segundo livro será lançado aqui no Brasil... a editora Planeta publicará o segundo livro chamado : "Wayward"? ou até msm essa outra editora da sua matéria? o meu era da Planeta

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.