Ficha Técnica:
Título: Tentadora ao Cair da Noite
Autora: Emma Wildes
Edição: Junho de 2015
Editora: Planeta Manuscrito
Páginas: 264
P.V.P.: 16,95€
Género: Romance Histórico/Sensual
Saiba mais detalhes sobre a obra e como a adquirir AQUI
Crítica para o Blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:
Tentadora ao Cair da Noite, de Emma Wildes, é um romance em cenário histórico, na Inglaterra do Século XIX, em plena cidade de Londres, através do qual somos transportados para o
Beau Monde de então e a sua vivência por entre normas sociais bastante estritas e por vezes impiedosas, em especial para as mulheres.
Com uma história simples, mas com a elegância de escrita que lhe é habitual, Emma Wildes criou, mais uma vez, personagens bastante bem construídas, com alguma densidade psicológica e com as quais se torna fácil empatizar.
A intriga mostra-se dividida entre central e secundária, sem que nenhuma delas perturbe o livre curso da outras, antes se harmonizando e cruzando facilmente.
Como personagens centrais encontramos Sophie Meadows - Lady Tower, viúva há alguns anos, com a maturidade própria de uma senhora na casa dos trinta anos, sente vontade de vivenciar emoções mais fortes e de arranjar um amante em segredo, acreditando que tal será possível, não caindo assim em desgraça em termos de reputação. Conta com o apoio inestimável de um velho amigo da família Sir Samuel Seacrest, que não esconde o quanto gostaria de fazer de Sophie sua esposa. Mas neste contexto de luta interior da dama entre o dever e o dar asas ao desejo, surge a figura de um libertino terrivelmente sensual, ousado e muito habituado aos mais atrevidos jogos de sedução - Julius Valacourt - Visconde Breton.
Breton surge perante Sophie como um forte candidato a amante secreto, e o jovem está manifestamente interessado em Sophie, mas conseguirão ambos arriscar e enfrentar possíveis consequências? Ou será mais sensato para Sophie ficar junto da presença tranquila e serena e reconfortante de Sir Samuel?
Como personagens de destaque na intriga secundária surgem Jonas Valacourt, irmão mais novo do Visconde de Breton, um jovem que procura seguir o modelo de libertinagem do irmão, mas cujo destino se cruzará com o da jovem Professora de Música - Olivia Appleton. Olivia trabalha como professora de Música das filhas de Lorde e Lady Rathburn, sendo uma mulher independente e respeitável, e embora descenda de uma família nobre, não possui fortuna pessoal, e receia constituir família, devido ao peso de uma doença de família que mantém em segredo e que teme possa vir a afectá-la. E Jonas? serão as suas intenções para com Olívia sérias? ou a sedução não passa de um mero capricho de um jovem nobre mimado?
Repleto de cenas bastante sensuais, mas sem perder em elegância e contextualização, encontramos nas páginas deste livro um romance arrebatador, com alguns twists finais que ainda mais enriquecem a história, num romantismo sempre bem presente e bem vincado.
No seu todo, a narrativa suscita-nos, mais uma vez, uma reflexão acerca das limitações a que estavam sujeitas as mulheres na sociedade britânica do século XIX, mas ambas as heroínas deste romance são bons exemplos de independência, dinamismo, personalidade forte e de vontade e coragem de lutar pela afirmação do seu lugar na sociedade da época, enfrentando tabus e preconceitos de vária índole.
Os heróis passam por um processo de amadurecimento ao qual não é alheio o facto de o destino os ter feito cruzar com parceiras muito especiais.
Uma leitura rápida, entusiasmante e que nos deixa com um sorriso sonhador nos lábios, assim que viramos a última página!