quinta-feira, 19 de março de 2015

[New Adult]"Uma semana para te amar", de Monica Murphy [Topseller]



Ficha Técnica:


Título: Uma Semana para te Amar

Autora: Monica Murphy

Editora: Topseller [Grupo 20/20]

Edição: Setembro de 2014

Páginas: 208

Género: Romance/New Adult

Classificação GR atribuída pelo blog: 5/5 estrelas.




Crítica para o blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:

Uma Semana para te Amar é um delicioso, sensível e intenso romance New Adult que prende a atenção do leitor desde a primeira  à última página, num crescendo de suspense em relação aos fantasmas do passado que, ostensivamente atormentam o protagonista masculino.

As personagens centrais da trama são dois jovens adultos - o rico e atraente Drew Callahan, um rapaz que tem todas as condições para ser bem sucedido nos vários níveis de vivência humana, mas que, estranhamente, precisa de contratar Fable Maguire para assumir, ficticiamente, o papel de sua namorada, numas breves férias de uma semana na casa paterna de Drew, onde o aguardam o pai e a madrasta.

   Ao longo da narrativa, vamos notando que a adolescência de Drew não foi fácil, pese embora este pertença a uma elevada classe social. Contido emocionalmente e , aparentemente, incapaz de se entregar afectiva e fisicamente, bom aluno e excelente desportista na Universidade que frequenta, Drew irá precisar de toda a ajuda de Fable, na farsa que construiu para convencer o pai e a madrasta de que leva uma vida normal para um jovem da sua idade, tendo ultrapassado traumas que iremos desvendar no decurso da leitura do romance.

   Por sua vez, Fable é uma rapariga atraente, trabalhadora e sensível, que não contando na sua vida com a figura paterna de referência e vivendo com uma mãe alcóolica, instável em termos de relacionamentos afectivos e negligente,  assume o papel de mãe do seu irmão mais novo[Owen].

 Fable foi, no fundo, forçada pelas circunstâncias do contexto onde nasceu, a crescer à força, e sonha com uma vida estável para si mesma e para o irmão. Sempre em busca de amor, que nunca encontrou no pai e na mãe, acaba por se envolver em relações amorosas precipitadas e casuais que contribuem para lhe atribuir uma reputação algo duvidosa, muito embora a jovem seja até algo ingénua e pouco previdente, e procure fugir ao vazio emocional que a persegue.
   O destino irá fazer com o caminho de ambos os jovens se cruze, e embora estes sejam bastante diferentes, acabam por ter em comum alguma disfuncionalidade ao nível familiar, que contribuiu para alguma dificuldade em construírem  correctamente a respectiva identidade.

   A narração da história cabe, alternadamente, a cada um dos protagonistas, na primeira pessoa, o que mais contribui para facilmente empatizarmos com as personagens e os seus problemas e vitórias. Numa escrita fácil, mas imbuída de forte sensibilidade e intensidade psicológica, Monica Murphy surpreende pela positiva por criar personagens realistas, com defeitos e virtudes, e muitíssimo densas psicologicamente.

  Uma série para jovens adultos, que os adultos mais velhos irão igualmente apreciar e acompanhar. Um livro que atingiu e mesmo superou as nossas expectativas. Recomendamos.




1 comentário:

  1. Olá
    Eu li este livro e o seguinte e adorei estou à espera da tradução e lançamento dos próximos por cá em terras lusas.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.