sexta-feira, 26 de setembro de 2014

[Histórico] "O Segredo dos Tudor", de C. W. Gortner [Topseller]



Autor: C. W. Gortner

Edição: Setembro de 2014

Editora: Topseller [Grupo 20/20]

Páginas: 352

Preço: 20,99€

Género: Romance Histórico

Saiba mais detalhes sobre esta e outras obras AQUI


Crítica por Isabel Alexandra Almeida para o Blog Os Livros Nossos:

   O Segredo dos Tudor é um brilhante romance histórico que nos traça um retrato bastante detalhado e dinâmico da corte do Rei Eduardo VI (filho de Henrique VIII) e do clima de perigo, intriga, traição e lealdade que então se vivia em Inglaterra, decorrendo a acção em 1553, entre Londres e outros locais circundantes.

 O protagonista da trama é Brendon Prescott, um jovem abandonado e acolhido pela poderosa família Dudley, é chamado a assumir as funções de escudeiro de Robert Dudley, em Londres na corte de Eduardo VI, o jovem rei que vive sob o jugo manipulador do seu perverso e astuto conselheiro - João Dudley - Duque de Northumberland - pai de Robert.

 Tendo sido confiado aos cuidados de uma serviçal - a saudosa Dona Alice - Prescott é um jovem culto, tendo desenvolvido o gosto por livros e por novas aprendizagens, embora tenha sido punido por Lady Dudley, a matriarca da família, que nunca escondeu a contrariedade de dar guarida ao jovem órfão.

 Num fascinante retrato da época dos Tudor, iremos assistir ao desenrolar de uma narrativa emotiva, com um excelente ritmo, sendo permanente o suspense e a tensão que agarram  o leitor às páginas do livro, não faltando mistérios, dramas, traições, amores, lealdades que se perdem e que conquistam, e cenas de acção e perigo verdadeiramente arrebatadoras.

  Trata-se de uma época em que tudo se joga, para escolher o sucessor de Eduardo VI, e na corrida para o trono encontram-se pessoas bastante diferentes em termos de personalidade, fé e perspectivas de vida. De um lado, temos Maria Tudor, filha de Catarina de Aragão e de Henrique VIII, criada na fé Católica e defensora do Papa e dos interesses de Roma, que sendo em bom rigor herdeira de uma linha legítima, é amada por uns e detestada por outros, pelo facto de renegar a decisão de seu pai Henrique VIII ao recusar a religião Católica. Maria é uma mulher inteligente, orgulhosa e determinada, mas mostra-se dura e receosa de depositar confiança em que se lhe mostre favorável, pois foi vítima de várias traições e sabe poder ter a sua liberdade e determinação ameaçadas.

   Uma das personagens mais fascinantes do romance, pelo retrato humano que da mesma é traçado, é a Princesa Isabel Tudor (que mais tarde viria a ser rainha de Inglaterra - Isabel I), uma jovem cativante, sedutora embora não seja particularmente bela, deixa marcas em quem a conhece. Corajosa, Isabel arrisca a sua liberdade desafiando os poderosos Dudley, que não hesitam em considerá-la mais um peão no jogo de Xadrez do poder real, e que conspiram para dominar o trono de Inglaterra a seu bel prazer.  Apaixonada por Robert Dudley, ainda assim, não cede totalmente às emoções, deixando que os interesses da Inglaterra se sobreponham aos seus interesses pessoais, encontrará em Prescott um fiel e inesperado aliado num clima de intriga e risco constantes.

 Muitas outras personagens secundárias se movimentam à volta do núcleo mais central de protagonistas, e todas elas desempenham um papel de relevo na economia da narrativa. Desde o jovem Peregrine, um miúdo astuto que se revelará um bom amigo de Prescott, à Duquesa de Suffolk, Lady Jane Grey (filha da Duquesa de Suffolk), Lady Dudley, Guilford Dudley (o filho predilecto de Lady Dudley), Mestre Secretário Cecil, e Kate Stafford (Aia da Princesa Isabel Tudor).

  Com uma linguagem formal, mas acessível, que bem caracteriza a formalidade da época histórica que serve de cenário à acção, C. W. Gortner consegue construir uma fascinante narrativa onde se articulam sabiamente ficção e factos históricos, como se perante os nossos olhos desfilasse um filme de época, e levando os leitores a experienciar cada emoção e a querer desvendar os segredos da peculiar e fascinante família Tudor. 

 O retrato de uma época brilhantemente conseguido pelo autor certamente conquistará muitos adeptos para esta leitura. 

Classificação atribuída no GooReads: 5/5 estrelas








1 comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser muito interessante. Sua resenha ficou ótima.

    Adorei seu blog, já estou seguindo!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.