quarta-feira, 25 de abril de 2012

[Opinião] "Soberba Escuridão", de Andreia Ferreira


1ª Edição: Maio.2011

Editor: Alfarroba
Colecção: Romance
PVP: 15,00€
ISBN: 978-989-8455-14-7
Formato: 21 x 14 cm
Páginas: 256


Opinião/Crítica por: Isabel Alexandra Almeida- Blogue “Os Livros Nossos”


   Soberba Escuridão, de Andreia Ferreira, é daqueles livros que não conseguimos largar enquanto não terminamos, e que nos deixam ansiosos por saber a continuação da história.

   Num brilhante rasgo de criatividade, Andreia Ferreira faz situar a sua narrativa do género fantástico em Portugal, mais concretamente, na cidade de Braga, o que, por si só, já marca a diferença neste género literário!

  Ao longo do livro, acompanhamos a vida da jovem Carla, aluna do 11º ano, das suas amigas Raquel e Ana (sendo que entre as três jovens tão diferentes entre si, denota-se uma forte e improvável amizade), com espaço também para o romance tórrido entre Carla e o belo, sedutor e misterioso Caael.

  A obra traça um completo perfil das personagens principais, considerando as vertentes física e psíquica, e com recurso a técnicas de caracterização directa e indirecta, que ,habilmente,  a autora soube revelar na simplicidade do seu texto.

  Nota positiva para o ambiente próprio de uma Escola Secundária Portuguesa,  descrito na perfeição. A autora revela bons conhecimentos sobre o universo dos adolescentes Portugueses e conseguiu transpor para o papel o dia-a-dia deste universo tão específico, pelas páginas do livro Soberba Escuridão, desfilam emoções à flor da pele, rebeldia e contestação, amores e ódios “de estimação” (em relação a colegas e professores).

   Interessante foi detectar, numa obra do género fantástico, alguns alertar a jovens e aos seus progenitores, com a descrição de um episódio de bullying escolar. Também a personagem Raquel, que vive negligenciada pelos pais ao nível de acompanhamento e afectividade, embora não deixem de ser-lhe satisfeitas as necessidades materiais, constitui um bom sinal de alarme para o tipo de atenção que, hoje em dia, se presta ou não aos mais jovens, o que trará consequências mais ou menos favoráveis no futuro destes.

   Uma escrita simples, apelativa, uma história bem temperada com um permanente clima de mistério, e imensas aventuras e reviravoltas inesperadas, e onde não falta sequer um toque acentuado de um elegante romantismo.

   Soberba escuridão lê-se com imenso prazer, e deixa-nos à espera, ansiosamente, pelos restantes títulos da trilogia, e promete ser popular entre público de várias faixas etárias, constituindo um bom argumento para conseguir pôr a ler quem não tenha especiais hábitos de leitura, pela simplicidade, envolvência e espontaneidade da escrita, propensa a cativar leitores mais resistentes.

   Está de parabéns a jovem Andreia Ferreira, pela criatividade e originalidade reveladas numa obra do género fantástico, e conseguiu, também, não ficar colada a estereótipos presentes em tanta literatura deste género (na sua maioria, de autores internacionais) que hoje está muito em voga.

  Em suma, lemos, gostámos e queremos mais!

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.