Crítica por Isabel de Almeida | Jornalista, Crítica Literária e Blogger
Um toque de perversão, (com o título original - A Hint of Wicked) é um romance de época, cuja acção decorre em Inglaterra no Século XIX, na sequência da Batalha de Waterloo.
Garrett, o Duque de Calton, é dado como desaparecido na referida batalha, e durante sete anos, a Duquesa Sophie e o primo do Duque - Lorde Tristan Westcliff - envidam todos os recursos ao seu dispor para o procurarem, mas sem sucesso.
Entretanto, o destino prega uma cruel partida a este trio aristocrático, e o Duque de Calton regressa passados sete longos anos, vivo, e disposto a retomar a sua vida de volta, assim como o amor de Sophie, a qual, entretanto, reconstruira a sua vida junto de Tristan, que assumira a administração das propriedades Ducais.
Sophie vê-se então dividida entre dois amores, e surge ao longo do livro a questão sempre latente: pode Sophie amar ambos os homens? Como irá ela tomar a mais importante e dolorosa decisão de toda a sua vida? Como se explica o misterioso desaparecimento do Duque de Calton, durante longos anos e tendo sido arduamente procurado pela família que tanto o estimava? Estes são alguns dos dilemas colocados durante a narrativa.
A autora traça um retrato fiel da sociedade Inglesa do Século XIX, com o seu puritanismo por vezes exacerbado, as convenções sociais levadas ao extremo, e uma justiça que compactua com esta visão deveras limitada da moralidade vigente.
Em simultâneo, a autora soube habilmente inserir na obra um toque de sensualidade, em especial, descrevendo de forma explícita, porém elegante, os envolvimentos sexuais que as personagens vão tendo, mas onde o sexo surge envolvido num indiscutível turbilhão emocional, e por isso em nada choca o leitor este aspecto da obra.
No último terço da obra, e à medida que vamos descobrindo as respostas às várias dúvidas colocadas durante a narrativa, surge também um momento de acção, com a perseguição a um criminoso desenvolvida por algumas das personagens, o que, a nosso ver, confere à obra, um carácter de originalidade e também bastante dinamismo.
Atrevido, sem ser excessivo, com boas doses de dilemas e dúvidas que afectam as personagens, romance, paixão, amor, sexo e também aventura.
Em suma, uma leitura que recomendamos aos amantes do romance sensual de época.
Ficha Técnica:
Título: Um Toque de Perversão
Autora: Jennifer Haymore
Editora: Planeta
Nº de Páginas: 360
Classificação atribuída no GoodReads: 5/5 estrelas
Género: Romance de Época | Romance Sensual
Nota explicativa: Há cinco anos atrás começámos esta aventura de construir um blogue literário, por aqui têm passado muitos e maravilhosos livros, revisitámos géneros que já conhecíamos, mas também assistimos ao nascimento de novas tendências literárias, algumas delas já mais divulgadas em Países como os Estados Unidos ou o Brasil. O romance de época é uma dessas tendências que descobrimos e que viria a tornar-se um dos nossos géneros preferidos aqui no blogue.
Em cinco anos muito aprendemos, e acreditem que este maravilhoso mundo dos livros é uma aprendizagem constante. Esta nova rubrica denominada "Trowback Review" recupera críticas a obras que já lemos há mais de dois anos, autores e géneros que nos tocaram particularmente. E os textos são agora actualizados considerando, precisamente, novos conhecimentos que entretanto adquirimos (por exemplo, o que distingue um livro de época de um livro histórico).
Jennifer Haymore tem um lugar muito especial na história do blogue, pois foi a primeira autora internacional que entrevistámos, aqui fica o link para a primeira entrevista internacional do Blog Os Livros Nossos um trabalho que queremos retomar por aqui.
Parabéns pelos 5 anos!
ResponderEliminarEu também gosto muito deste género literário.
Penso que este livro, em particular, ainda não o li.
*-*
Boa Páscoa!