Crítica por Liliana Marques | Guest Blogger Os Livros Nossos
Cartas por Um Sonho, é dos livros mais simples, e ao mesmo tempo mais encantadores que já li até hoje!
A primeira coisa que me chamou a atenção foi a magnifica capa. E, no final, tive a certeza que a beleza da capa reflecte a magia do interior. Uma história cativante e ternurenta!!!
Sara, a única carteira da pequena aldeia de Prevenir, em Espanha, está na iminência de perder o seu emprego, devido ao reduzido n.º de cartas recebidas e enviadas na aldeia. Desta forma, Rosa, a sua melhor amiga e vizinha, inicia uma corrente de cartas anónimas, cujo principal objectivo é aumentar o volume de correspondência na aldeia e ajudar Sara a não perder o seu emprego, e este é o mote para o desenrolar de toda a história.
É através desta corrente solidária que nos são apresentadas todas as personagens do livro. Pessoas comuns, com histórias de vida muito distintas, que de algum forma têm algo para contar. Muitas delas só continuam esta corrente, porque sentem que a Sara o merece, mas ainda assim, todas elas acabam por perceber que escrever é terapêutico e que se sentiram muito melhor depois de transpor para o papel as suas vivências, angustias, medos, segredos, sonhos e desejos.
Este é um livro que nos faz sonhar, que nos faz ter vontade de, também nós, iniciarmos uma corrente de escrita, tão forte, que nos leve para um lugar melhor, com Prevenir.
Quando terminei esta leitura dei por mim a pensar há quanto tempo não enviaria eu uma carta? Há meses? Diria mesmo que há anos... Vivemos na era dos e-mails, das sms, dos chats, do emojis, mas, como Saramago disse um dia "Jamais uma lágrima manchará um email"!! Pensemos nisto, sim?
Ficha Técnica:
Título: Cartas por Um Sonho
Autora: Angeles Doñate
Editora: Suma de Letras | Grupo Penguin Random House
Edição: 2016
Nº de Páginas: 372
Género: Romance Contemporâneo
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.