segunda-feira, 16 de maio de 2016

[Secção Criminal] " Segredos Obscuros", de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt [Suma de Letras]

Ficha Técnica:

Título:Segredos Obscuros


Autores: Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt


Editora: Suma de Letras [Grupo Penguin Random House]


Edição: Julho de 2015


Páginas: 544


Género: Policial/Thriller/Nórdico


Classificação GoodReads: 5/5 Estrelas


Crítica por Cláudia de Andrade para o Blog Os Livros Nossos:


FA-BU-LO-SO !

Há muito que não lia um livro que devorasse assim… até ao fim (li-o em 2 dias!!). 
Das mentes brilhantes de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (lembram-se da série sueca prodigiosa “the bridge”? Pois é ele o seu criador…), “Segredos Obscuros” leva-nos a acompanhar a investigação policial ao homicídio (recheado de requintes de malvadez) de um jovem de 17 anos – Roger Eriksson numa cidadezita tranquila, onde aparentemente nada se passa.

Cedo se percebe a incapacidade de Haraldsson, o detective encarregue da investigação (e para quem esta é meramente uma forma de atingir o estrelato que tanto almeja e vingar-se da chefe – Hanser, que ficou com a promoção que ele julgava ser sua por direito) para um caso de tão alto perfil, pelo que Hanser opta por chamar uma equipa especializada – Riksmord, para a resolução breve de um caso que chama inevitavelmente, e cada vez mais, as atenções dos media.

Sebastian Bergman, psicólogo forense, aparece como um homem sem propósito, sem rumo e sem filtro, que, desde que perdeu a filha e a mulher afogadas no tsunami de 2004, atravessa a vida ao sabor da maré, alimentando a sua líbido com “one night stands” sequenciais, nas quais se proíbe qualquer ligação às mulheres com quem dorme, e a fazer qualquer tipo de frete pelo que quer que seja. Regressa a casa após o funeral da mãe (ao qual não compareceu), com o intuito de se  livrar da casa e dos pertences dos pais, o mais rapidamente possível e regressar á sua vida boémia. No entanto, uma carta antiga na casa dos pais revela um segredo antigo, que muda o desígnio de Sebastian, levando-o a forçar a sua reintegração na Riksmord.

O livro segue então todos os envolvidos na vida de Roger, dando a sensação que se agitou o lodo num lago calmo…revelando a podridão e os segredos que todos que o rodeavam traziam escondidos. 
Da mesma forma, a equipa de investigação luta com a imposição de Sebastian, a quem a fama (positiva mas mais a negativa) precede, enquanto perseguem pistas que cada vez mais parecem não levar a lado nenhum…

Onde ninguém é o que parece (nem a própria vítima)… parece que o agitar das águas vai trazer à superfície muitos esqueletos escondidos…

Imperdível!!




2 comentários:

  1. Eu não só preciso ler esse livro, como preciso ler já! :O
    Eu tô apaixonada pela história. É exatamente o estilo de livro que mora no meu coração. kkkkk
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua opinião. Os comentários serão previamente sujeitos à moderação da administração da página e dos autores do artigo a que digam respeito, antes de publicação.