quinta-feira, 19 de março de 2015

[New Adult]"Uma semana para te amar", de Monica Murphy [Topseller]



Ficha Técnica:


Título: Uma Semana para te Amar

Autora: Monica Murphy

Editora: Topseller [Grupo 20/20]

Edição: Setembro de 2014

Páginas: 208

Género: Romance/New Adult

Classificação GR atribuída pelo blog: 5/5 estrelas.




Crítica para o blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:

Uma Semana para te Amar é um delicioso, sensível e intenso romance New Adult que prende a atenção do leitor desde a primeira  à última página, num crescendo de suspense em relação aos fantasmas do passado que, ostensivamente atormentam o protagonista masculino.

As personagens centrais da trama são dois jovens adultos - o rico e atraente Drew Callahan, um rapaz que tem todas as condições para ser bem sucedido nos vários níveis de vivência humana, mas que, estranhamente, precisa de contratar Fable Maguire para assumir, ficticiamente, o papel de sua namorada, numas breves férias de uma semana na casa paterna de Drew, onde o aguardam o pai e a madrasta.

   Ao longo da narrativa, vamos notando que a adolescência de Drew não foi fácil, pese embora este pertença a uma elevada classe social. Contido emocionalmente e , aparentemente, incapaz de se entregar afectiva e fisicamente, bom aluno e excelente desportista na Universidade que frequenta, Drew irá precisar de toda a ajuda de Fable, na farsa que construiu para convencer o pai e a madrasta de que leva uma vida normal para um jovem da sua idade, tendo ultrapassado traumas que iremos desvendar no decurso da leitura do romance.

   Por sua vez, Fable é uma rapariga atraente, trabalhadora e sensível, que não contando na sua vida com a figura paterna de referência e vivendo com uma mãe alcóolica, instável em termos de relacionamentos afectivos e negligente,  assume o papel de mãe do seu irmão mais novo[Owen].

 Fable foi, no fundo, forçada pelas circunstâncias do contexto onde nasceu, a crescer à força, e sonha com uma vida estável para si mesma e para o irmão. Sempre em busca de amor, que nunca encontrou no pai e na mãe, acaba por se envolver em relações amorosas precipitadas e casuais que contribuem para lhe atribuir uma reputação algo duvidosa, muito embora a jovem seja até algo ingénua e pouco previdente, e procure fugir ao vazio emocional que a persegue.
   O destino irá fazer com o caminho de ambos os jovens se cruze, e embora estes sejam bastante diferentes, acabam por ter em comum alguma disfuncionalidade ao nível familiar, que contribuiu para alguma dificuldade em construírem  correctamente a respectiva identidade.

   A narração da história cabe, alternadamente, a cada um dos protagonistas, na primeira pessoa, o que mais contribui para facilmente empatizarmos com as personagens e os seus problemas e vitórias. Numa escrita fácil, mas imbuída de forte sensibilidade e intensidade psicológica, Monica Murphy surpreende pela positiva por criar personagens realistas, com defeitos e virtudes, e muitíssimo densas psicologicamente.

  Uma série para jovens adultos, que os adultos mais velhos irão igualmente apreciar e acompanhar. Um livro que atingiu e mesmo superou as nossas expectativas. Recomendamos.




segunda-feira, 9 de março de 2015

[Renda & Saltos Altos] "Coração Selvagem", de Elizabeth Hoyt [Quinta Essência]



Ficha Técnica:


Título: Coração Selvagem

Autora: Elizabeth Hoyt

Colecção: A Lenda dos quatro soldados - Volume 4

Editora: Quinta Essência [Grupo Leya]

Edição: Fevereiro de 2015

Páginas: 360

Género: Romance histórico/sensual

Classificação GR atribuída pelo Blog: 5/5 estrelas




Crítica para o blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:


   Coração Selvagem é um romance histórico com um toque de sensualidade que faz parte integrante e põe fim à série "A Lenda dos Quatro Soldados", da autoria de Elizabeth Hoyt.

   A acção decorre em Inglaterra no Século XIX, tendo início em Outubro de 1765 em Londres.

   As personagens centrais são, respectivamente, Beatrice Corning, a romântica, doce e sonhadora sobrinha do actual Conde de Blanchard e Reynaud St. Aubyn, o filho do falecido Conde Blanchard, que regressa após sete anos durante os quais esteve prisioneiro de Índios, e que toda a gente julgara morto.

   Reynaud reaparece parecendo alienado mentalmente, revela ser um homem marcado por traumas decorrentes do profundo sofrimento que vivenciou durante os sete longos anos em que se viu forçado a sobreviver na qualidade de prisioneiro, demasiado brusco, impulsivo e até violento, encontrará em Beatrice alguém que consegue compreendê-lo para lá da máscara que criou para se adaptar a um meio cruel, adverso e de onde considerou poder até perder a vida.

   Por sua vez, Beatrice sente-se atraída por Reynaud, mas não consegue evitar ter consciência de que tal a coloca na ingrata situação de se sentir dividida entre a paixão pelo homem que, no fundo, há muito povoava o seu imaginário romântico (devido a um quadro existente na mansão) e o dever de lealdade e o terno amor familiar que nutre pelo tio Reggie, um parente afastado de Reynaud que assumiu o título, a fortuna e o lugar destinado a Reynaud tanto na sociedade como, em termos políticos, na tradicional Câmara dos Lordes.

   A narrativa é fluída, envolvente e consegue caracterizar os dilemas morais dos protagonistas, traçando de ambos um excelente retrato psicológico. 

   Muito interessante é também a descrição do processo de recuperação do Título Nobiliárquico que Reynaud tem de conduzir junto da Câmara dos Lordes, e que bem caracteriza o peso do formalismo e da tradição na sociedade Britânica do Século XIX.

   Por fim, não faltam os momentos de paixão, sensualidade e amor descritos com o estilo muito próprio  e elegante a que esta autora já nos habituou.

   E para as leitoras que acompanham a série desde o início, o romance será também uma excelente oportunidade para reencontrar personagens já conhecidas de livros anteriores da série, sendo também de destacar o desfecho da intriga política e de espionagem, com revelações importantes sobre quem é autor da traição do Regimento Britânico de que fazia parte Reynaud e os protagonistas masculinos dos anteriores romances desta colecção. 

   Arrebatador, viciante e a deixar saudades de toda a galeria de personagens desta interessante série.


domingo, 8 de março de 2015

[Passatempo 1 - 3º aniversário do Blog] "Rendição", de Maya Banks [Asa]


   Para celebrar o Terceiro Aniversário do Blog Os Livros Nossos  que se completa no corrente mês de Março, temos para sortear entre os nossos leitores um exemplar do livro Rendição, de Maya Banks, gentilmente cedido pela nossa Parceira Editorial ASA [Grupo Leya].

   Porém, decidimos lançar aos leitores um desafio diferente do habitual, e que se pretende seja o ponto de partida de uma nova rúbrica no blog.

   Assim, para participar, tem de nos enviar um conto romântico ou erótico, com as seguintes especificações de formatação:

- Limite de duas páginas A4
- Formato word
- Letra 12, Times New Roman

O melhor conto, a ser seleccionado pela Administração do Blog até ao final do mês de Abril, será publicado pelo Blog, e dará ao seu vencedor direito a um exemplar do Romance "Rendição", apenas válido em território Português.

O conto terá se ser original, assumindo o respectivo autor a responsabilidade por tal facto ao participar no presente passatempo. O envio dos contos deverá ser feito para o email: isabelalexandraalmeida@gmail.com, o autor pode fazer-se identificar sob pseudónimo, se assim o entender, mas apenas serão válidas as participações que contenham os seguintes dados a inserir no email e/ou no ficheiro anexo:

Nome Completo:
Pseudónimo (se aplicável)
Morada completa para contacto

O email deve ter no assunto a seguinte menção: "Narradores - Os Livros Nossos"

Serão consideradas válidas todas as participações enviadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 08.04.2014.