Título: Acasos do Amor
Autora: Juliette Fay
Edição: Novembro de 2013
Editora: Quinta Essência [Grupo Leya]
Páginas: 480
P.V.P.: 15,50€
Género: Romance Contemporâneo
Saiba mais detalhes sobre a obra AQUI
Crítica para o Blog Os Livros Nossos por Isabel Alexandra Almeida:
Acasos do Amor, de Juliette Fay, é um romance contemporâneo, cuja acção decorre nos Estados Unidos, na Cidade de Cotters Rock, no Connecticut.
A personagem central desta trama é Dana Stellgarten, uma mulher na casa dos quarenta, recém-divorciada, desempregada, que luta por educar convenientemente os dois filhos menores, a pré-adolescente Morgan, quase com doze anos de idade, e Grady, de oito anos.
Com problemas financeiros no horizonte, Dana tem de ir reaprendendo a viver com os filhos, sem a presença constante de Kenneth, o marido que a atraiçoou, e trocou por uma mulher mais jovem - Tina.
Numa linguagem acessível, em tom envolvente e levando o leitor até junto das personagens, Juliette Fay faz desfilar perante os nossos olhos as vivências próprias de muitas famílias modernas.
Dana, outrora empregada, é agora mãe e dona de casa a tempo inteiro, até encontrar uma oportunidade de emprego que lhe permitirá garantir o sustento de si mesma e dos filhos, num momento em que o ex-marido reduz o apoio financeiro ao seu anterior agregado familiar. Ainda a recompor-se da perda inerente ao seu casamento desfeito.
Também Grady e Morgan, cada um à sua maneira, enfrentam e fazem por superar a perda correspondente a não terem o pai a viver consigo, e acabam por aceitar a presença da nova namorada do pai - Tina, uma jovem algo imatura e pouco preparada para lidar com a sensibilidade necessária exigível ao nascimento de uma nova relação com os filhos do seu actual companheiro.
Por sua vez, Dana vê-se a braços com a necessidade de acolher e apoiar a sua sobrinha adolescente - Alder - que zangada com a mãe [e irmã de Dana] Connie, procura na tia, uma mulher compreensiva, sensível, atenta e bondosa, o porto de abrigo para recuperar de uma desilusão recentemente sofrida e que lhe deixou marcas profundas, levando-a a sentir necessidade de mudar de ambiente, de amigos e de escola.
A título pessoal, Dana vê surgir a oportunidade de um novo amor, mas não se sente ainda totalmente preparada para assumir um compromisso sério, em toda a sua amplitude. A par do amor, começa a ver refazer-se a vida social, na sua nova condição de divorciada, tornando-se amiga de Nora Kinnear, a grande mentora das relações sociais locais, enquanto Morgan se torna próxima da filha de Nora - Kimmi Kinnear - a caprichosa e perturbada filha de Nora, que é uma das raparigas mais populares da escola.
Estamos perante uma narrativa que nos traz personagens que bem podiam ser reais. E com rara sensibilidade, Juliette Fay, além de nos contar uma boa história, que nos cativa da primeira à última página deste romance, fazendo-nos rir, chorar, entristecer-nos ou enternecer-nos, leva-nos a pensar em temas bastante actuais nas vivências sociais e familiares dos nossos dias, tais como: os distúrbios alimentares (bulimia) que afectam adolescentes; as famílias reconstruídas; a forma como os jovens vivem a separação dos pais, e a aceitação de novas famílias; valores solidários; a vida escolar e os seus aspectos mais e menos positivos.
Uma história viciante, plena de humor, ternura, amor, valores intemporais, perdas e renascimentos, luta e superação. Afinal, a vida humana em todos os seus cambiantes oscilando entre os negros e cinzas e as cores mais vibrantes.
Olá :)
ResponderEliminarFiquei com vontade de ler :) Muitos parabéns pelo blog, gostei bastante ;)
Divulga a minha página de facebook se faz favor. É sobre livros :) Criei a página há pouco tempo, mas tenciono fazer atividades para que os "seguidores" possam partilhar opiniões.
https://www.facebook.com/pages/Livros-Leitores-e-Outros/1410065159228982?ref=hl
Também posso ajudar a divulgar o blog :)
Beijinhos*